Eliane Marques e a intersecção entre literatura negra e psicanálise

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Consciência histórica sobre a construção da psicanálise e uma nova abordagem comprometida com as subjetividades das existências negras. Esta é a premissa do curso Tramas – literatura (negra) em psicanálise, oferecido pela Après Coup Porto Alegre Psicanálise e Poesia e pela escritora e psicanalista Eliane Marques. A atividade ocorre de 5 de julho a 6 de dezembro, sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h45, via Zoom.

“Sabemos que Freud construiu a psicanálise a partir da poesia e da literatura em geral. Por isso também partiremos da literatura (negra) para falar das intersubjetividades que se reconhecem como negras nesse projeto afrofuturista de Psicanálise”, explica a ementa do curso.

Entre as autoras da bibliografia recomendada, estão Chimamanda Ngozi Adichie, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Teresa Cárdenas e Toni Morrison.

A atividade é destinada a psicanalistas, psicólogas, escritoras, jornalistas, professoras de letras e estudantes universitárias em geral.

Inscrições e informações sobre valores estão neste site (link externo).

Sobre a ministrante
Psicanalista e poeta, Eliane Marques é uma das ministrantes do Seminário de Especialização em Psicanálise na Après Coup e coordenadora da Escola de Poesia. Publicou Relicário, e se alguém o pano (Prêmio Açorianos na categoria poema, 2016) e o poço das marianas (editora Escola de Poesia), além das traduções Pregão de Marimorena, da poeta afro-uruguaia Virginia Brindis de Salas (editora Figura de Linguagem) e O trágico em Psicanálise, da psicanalista Marcela Villavella. Mantém uma coluna quinzenal no caderno doc. do jornal Zero Hora.

Tramas – literatura (negra) em psicanálise
De 5 de julho a 6 de dezembro, sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h45
Via Zoom

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s