Livro de imagens é a primeira etapa de série de arte visual criada por Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução
Construído como uma metáfora para falar de liberdade, o projeto Linha de voo é a nova ação criativa da dupla Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves. Depois das exposições Voo da pedra (2019) e Plano de voo (2020), os artistas visuais retornam com um trabalho híbrido entre fotografia e grafismos que são apresentados numa publicação, em vídeo-arte, lives e intervenções urbanas, além de uma exposição itinerante e virtual. A mostra será lançada em Uruguaiana no dia 19 de junho (Sesc Uruguaiana, Rua Flores da Cunha, 1.984 – Centro), Pelotas em agosto e Porto Alegre em outubro.
O livro, que registra as imagens criadas a partir da fotografia de um pássaro — uma fragata — e de intervenções gráficas sobre as imagens, está disponível gratuitamente em tiragem impressa e em formato digital por este site (link externo).


O curador da mostra, José Francisco Alves, é professor do Atelier Livre Xico Stockinger, doutor e mestre em História da Arte e membro da AICA e ICOM. No texto curatorial, ele interpreta: “Para os artistas, este pássaro pode se resumir a uma forma de simbologia do tempo. O grafismo de Antônio em meio ao pássaro capturado por Bebeto é, em verdade, uma escrita sobre o tempo, e o sobre espaço na existência que ocupamos ao percorrer este tempo. O tempo que vivemos antes, agora e depois”.
O projeto também tem um braço nas redes sociais, pelo Instagram @linhadevoo e pelo facebook.com/projetolinhadevoo.

Linha de voo
Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves
122 p.
Distribuição gratuita
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.