As banalidades transcendentes de Marília Santos Krüger

Psicoterapeuta estreia na literatura com livro de 22 narrativas breves

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre acervo pessoal

A coletânea de contos Amanhã seremos outros marca a estreia de Marília Santos Krüger na literatura. Dividido em duas partes, intituladas Amanhã e Seremos outros, a obra apresenta 22 narrativas curtas que nascem do cotidiano para lançar seus personagens em transformações profundas.

“Marília pinta pequenos retratos, sequências de cenas que deixam uma marca difícil de explicar. As histórias fincam os pés no presente; algo acontece, os personagens passam por transformações, grandiosas ou não, e o leitor muda junto com eles. A simplicidade dos relatos é só mais uma impressão: por baixo da superfície, há uma arquitetura minuciosa em volta de pontos de virada, inversões de perspectiva. Em ciclos, as histórias passam por nascimentos e mortes, elevando os personagens a coletivos, multidões. Na busca por um sentido para a existência, essas pessoas encontram a redenção em conjunto, nos lembrando que somos, afinal, parte de um contexto maior”, escreve Tobias Carvalho, sobre a obra.

Letícia Wierzchowski assina a quarta-capa, que diz “Amanhã seremos outros é um livro curto que demora a acabar dentro da gente. Como as cabras montanhesas de uma das mais pungentes narrativas do livro, as histórias de Marília nos observam – sim, elas nos leem”.

Amanhã seremos outros é lançado pela Artes & Ecos e está disponível no site da editora (link externo).

Confira um trecho do conto Lucidez, protagonizado por um semáforo:

Gostava daquela esquina, apreciava a música e os cheiros vindos da lancheria ao lado, agradavam-lhe os passantes cruzando a rua em ritmos diferentes, assim como os cães brincando com seus donos, mas queria ser outra coisa. Algo que pudesse conservar o ruído das águas, não só das ruas, como o chafariz da esquina.

Um dia, os carros pararam ao ver o sinal vermelho e ficaram aguardando a luz verde depois de vinte segundos, o período usual. A partir daquele momento, ele não indicou mais nada.

Sobre a autora
Marília Santos Krüger é psicóloga e escritora, mestre em Estudos de Observação Psicanalítica pela University of East London (UEL). É psicoterapeuta de crianças e adolescentes pelo CEAPIA (Centro de Estudos Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência) e psicoterapeuta de adultos pelo CELG (Centro de Estudos Luís Guedes). Tem textos publicados em sites e revistas.

Amanhã seremos outros
Marília Santos Krüger
88 p.
R$ 37
Editora Artes & Ecos
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s