Sarau das Minas celebra a visibilidade lésbica

Sábado, 21 de agosto, é dia de SA SA SA, Sábado Sarau Sapatão via Zoom

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Dia 29 de agosto marca o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica e um dos mais atuantes eventos culturais de Porto Alegre propõe somar forças a este propósito. O Sarau das Minas vai celebrar a data neste sábado, 21 de agosto, a partir das 19h. Na primeira parte, mariam pessah, organizadora do sarau, conversa e compartilha leituras com xs convidadxs Ana Carla da Silva Lemos, Clarisse Castilhos e formigão. Em seguida, as pessoas presentes podem contribuir com leituras e declamações. O sarau tem previsão de três horas de duração.

“Ainda temos muito a ler, a dizer, a gritar, a escrever, a ouvir sobre as lésbicas, sobre nós lésbicas, sobre lesbianidade e lesbianismo e o mundo sapatão. O sarau, como sempre, é aberto a todaes, não é necessário ser ou estar lésbica. Todas fomos criadas numa sociedade heterossexual e nunca se sabe quando será dado o primeiro passo da fuga à heterossexualidade compulsória”, explica mariam.

O encontro ocorre pelo Zoom. O ID da reunião é 831 3178 0319 e a senha de acesso, 930203. O link da sala é este.

Saiba mais sobre xs convidadxs abaixo:

Ana Carla da Silva Lemos (1982) é lésbica negra feminista e poeta. Cientista social, mestra em Antropologia, ambos pela Universidade Federal de Pernambuco. Organizadora do I Curso dialogando sobre Feminismo Lésbico e suas interseccionalidades, tem um canal no YouTube com seu nome (link externo), onde são expostas discussões sobre lesbianidades e suas interseccionalidades.

Clarisse Castilhos (1951) é economista aposentada. Filha dos anos 60 e nos 70, participou do grupo Costela de Adão e das Escritas Feministas. É lésbica e está muito sensibilizada pelo movimento ambientalista e anticolonial. Escreve artigos sobre esses temas e seu maior temor é o da extinção da humanidade, dos animais e do nosso belo planeta.

formigão (antes formiga) (1990) é poeta y fanzineiro de São Paulo. Autor dos zines eu-lésbika, lesbo ódio y dyke edge. É editor de fanzines na edições formigueiro. Autor do livro afro latina (padê editorial).

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s