Oficina Fundamentos para uma escrita poética abre inscrições

De 9 de outubro a 6 de novembro via Google Meet, com Rodrigo Luiz Pakulski Vianna

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Na Oficina Virtual Fundamentos para uma escrita poética, Rodrigo Luiz Pakulski Vianna discute a importância da forma e como os conceitos de melopeia, fanopeia e logopeia são utilizados em diferentes poemas, abordando as principais ideias que formam a base de sustentação da escrita poética. A partir disso, são propostos exercícios e debates sobre as próprias produções dos alunos.

A poesia é a arte da reescrita (do texto, do mundo, da vida). A proposta da oficina é orientar os participantes sobre como aguçar o olhar para esses conceitos na hora de escrever e editar a produção, como pegar os primeiros rascunhos e, a partir deles, ir percebendo a presença (ou não) desses tópicos. Para Rodrigo, esse processo é feito sem estipular regras: “Em poesia não há regras. A ideia é conhecer a própria produção e entender o processo de edição – como perceber o que funciona melhor no próprio estilo e o que é mais importante para cada participante”, explica.

A atividade ocorre de 9 de outubro 6 de novembro, sempre aos sábados, das 14h às 17h, via Google Meet. As inscrições custam R$ 450 e devem ser feitas neste site (link externo).

Sobre o professor
Rodrigo Luiz Pakulski Vianna nasceu em agosto de 1981 em Porto Alegre. Atualmente, reside em São Paulo. É ganhador do Prêmio Maraã em 2019 com o livro Textos para lembrar de ir à praia, publicado em 2020 em uma coedição das Editoras Reformatório e Patuá. Faz parte da turma de 2020 do Curso Livre de Preparação de Escritores (Clipe) – Poesia. É criador e produtor do podcast poesia pros ouvidos, além de jornalista e professor. Já teve poemas publicados em revistas como a Meteöro, Longe de Monte Carlo, Ruído Manifesto e Musa rara e no Jornal Rascunho, além de ter sido destaque na categoria Poesia no Prêmio Palco Habitasul.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s