Além das fronteiras do gênero

Romance do porto-alegrense Bruno Coelho foi vencedor do Prêmio Caio Fernando Abreu; narrativa orbita ao redor da travesti Alagoas

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre foto de acervo pessoal

“Catástrofe ambiental, acidente de avião, um homem às vésperas de ser pai embarcando numa viagem de carro de Salvador a Recife, 12h de estrada só a ida, para encontrar uma sobrevivente de ambos os acontecimentos trágicos. Esta sobrevivente é Alagoas, travesti enigmática que o arremessa de volta ao passado e que faz com que ele tenha que passar em revista toda a sua vida. A estranheza apresenta-se a todo momento na narrativa, às vezes tratada como a coisa mais normal do mundo, às vezes problematizada de uma forma igualmente inusitada, o que causa uma sensação permanente de confusão”. Esta é a sinopse de Alagoas Azul nas palavras de Amara Moira. Publicado pela Editora Reformatório, o romance de Bruno Coelho foi a obra vencedora do Prêmio Caio Fernando Abreu no Festival Mix Brasil em 2020.

Sobre a obra, Alexandre Rebelo, curador do prêmio, diz: “Ser humano não é tão simples quanto desembaraçar fios por uma estrada ensolarada no belo litoral nordestino. Foge-se apenas para o retorno. De quanta intensidade precisamos para sobreviver a tantas mortes? Bruno Coelho ousou nos entregar esses nós urgentes em sua estreia literária, imaginando-os na pele atraente e machucada de uma mulher trans”.

Para Cidinha da Silva, este é “um romance envolvente, daqueles que nos fazem correr para a próxima página, mas à medida que nos aproximamos do final, lemos mais devagar para que Alagoas Azul não nos abandone”.

Sobre o autor
Bruno Coelho nasceu em 1991 e é natural de Porto Alegre.

Alagoas Azul
Bruno Coelho
112 p.
R$ 39
Editora Reformatório
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s