Autoficcional e engajada

Camila Rocha lança primeira narrativa longa inspirada em sua história de vida; publicação promove conscientização sobre a realidade de crianças e jovens com fissura labial

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

A jornalista gaúcha Camila Rocha, embaixadora da organização internacional Smile Train, que atua no tratamento de pessoas com fissura labial e palatina, lança dia 6 de novembro, 16h, na Feira do Livro de Porto Alegre, Fissurada pela Vida, pelas Editoras Cinco Gatas e Metamorfose. Na obra, Camila conta a trajetória de vida da personagem Carol, que assim como a autora, nasceu com fissura labial e resolveu ser jornalista. “Sem dúvida a Carol tem muito de mim, mas não quis fazer uma biografia para poder ter mais liberdade narrativa. Estou definindo como autoficção”, explica Camila.

Após participar de três coletâneas, Camila apresenta sua primeira narrativa longa. “Meu livro é o resultado de um projeto social que venho fazendo na conscientização da causa da fissura labiopalatina. Nasci com essa má formação e venho trabalhando. A ONG americana Smile Train, que represento como Embaixadora patrocina meu livro. Queremos divulgar a causa, somos muitos. Nascem no mundo 540 crianças por dia com algum tipo de fissura labial ou palatina e as pessoas ainda não se deram conta que a gente existe e segue por aí vivendo, trabalhando e realizando sonhos, como eu estou agora.”

Sobre a obra, Leticia Wierzchowski escreve: “Fissurada pela Vida é um livro sobre superação, mas também sobre alegria de viver. ‘Cair sete vezes, levantar oito’. Adoro este ditado, que levo como um mantra. Aqui, nesta história, a personagem Carol é assim: cai, levanta, cai, levanta. E, nessa dança, descobre-se inteira, pronta para o próximo tombo, o próximo amor, a próxima viagem.”

Sobre a autora
Camila Rocha escreve desde criança e mantém diário desde a adolescência. Jornalista formada, há 20 anos, pela Unisinos (RS), concluiu o Curso Livre de Formação de Escritores, da Metamorfose, em 2018. Trabalhou em revista, jornal, rádio, assessoria de comunicação e TV, que é sua maior paixão. Como escritora participou de três coletâneas: Literaflix – Contos Inspirados em Séries, A Tantas Mãos, Crônicas Pandêmicas e fez a apresentação do livro Cirço Rocha – O Amigo da Cidade, que conta a história do seu pai. É Embaixadora da instituição filantrópica internacional Smile Train. Título recebido devido ao seu trabalho na conscientização da causa da fissura labiopalatina. Administra os perfis @fissuradapelavida no Instagram, Twitter e Facebook. Camila nasceu em Porto Alegre (RS), em 1977, e mora em Sapucaia do Sul (RS) com o marido Rafael e a cachorrinha Lupita.

Fissurada pela Vida: Da fenda labial à tela da TV
Camila Rocha
218 p.
R$ 40
Editora Cinco gatas/Editora Metamorfose
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s