Duas rodas pelo Cáucaso

Novo livro de Ricardo Lugris narra viagem por região entre Europa e Ásia

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação

Após o sucesso de Tempo e Equilíbrio, lançado em 2018, Ricardo Lugris conta sua nova aventura em cima de sua moto BMW R1200 GSA, no livro Montar e Partir, da editora Europa. Depois de rodar por mais de 700 mil km, ele sai do conforto da cultura ocidental e vivencia um pouco dos mistérios e histórias de uma das mais antigas civilizações do planeta, na região do Cáucaso, entre Europa e Ásia. O lançamento será na Feira do Livro de Porto Alegre dia 9 de novembro, terça-feira, às 16h, na Praça de Autógrafos.

Como ponto de partida, Lugris deixa sua residência em Chantilly, na França, para levar o leitor com ele em uma nova experiência sobre duas rodas, por estradas e lugares que incluem até o deserto de Karakum, no exótico Turcomenistão. A região do Cáucaso é conhecida por sua grande instabilidade e conflitos territoriais, mas também por belezas peculiares, como sua extensa cordilheira, que separa geograficamente a Europa Oriental da Ásia Ocidental. Mais do que a viagem em si, o autor relata outras recordações e reflexões com diferença entre espaço e tempo de toda uma vida marcada por viagens sobre duas rodas, como apresentada em seu primeiro livro, Tempo em Equilíbrio.

Fotos: Acervo pessoal/divulgação

Para Lugris, Montar e Partir é a síntese de todas as possibilidades de descobertas que uma moto pode propiciar: “Em cada capítulo dessa viagem eu também introduzi um flashback de viagens anteriores, uma espécie de ‘viagem dentro da viagem’, em reflexões que levam o leitor a se aventurar por outros caminhos por mim percorridos”, conta. O livro tem cerca de 500 páginas, com uma parte dedicada a registros fotográficos feitos ao longo das viagens.

Sobre o autor
Ricardo Lugris é gaúcho, natural de Bagé. Casado, tem duas filhas e uma neta. Vive na França e ganha sua vida vendendo aviões, profissão que foi instigada nas mais de três décadas como executivo de vendas internacionais da Embraer. O autor escreve sobre o que observa e sente, desde o guidão de sua motocicleta, por achar que a realidade é mais divertida do que a ficção. Montar e Partir é sua segunda incursão no universo da literatura de viagem, tendo como ferramenta a sempre presente motocicleta, paixão de muitos anos.

Montar e partir
Ricardo Lugris
488 p.
R$ 69,90
Editora Europa
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s