Um livro do caralho

Biografia de Júpiter Maçã ganha relançamento acrescido de textos extras e novas fotos

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Escrita pelos jornalistas Cristiano Bastos e Pedro Brandt, a biografia Júpiter Maçã – A Efervescente Vida & Obra ganha uma nova edição repleta de novidades. Com 500 páginas, a reedição foi acrescida de informações, material extra, entrevistas exclusivas, além de muitas fotos (são, ao todo, mais de 130 registros fotográficos) – em três cadernos de imagens coloridas que passam a limpo, iconograficamente, a trajetória de Flávio Basso desde sua infância e adolescência, passando pelo TNT, Cascavelletes e suas diversas encarnações solo, como Maçã e Apple. O livro apresenta ainda duas entrevistas feitas pelos autores com Júpiter Maçã, em diferentes fases de sua carreira. A reedição também ganhou um projeto gráfico totalmente novo e arrojado do designer gráfico Rafael Conny.

Publicada originalmente em 2018, as duas primeiras tiragens da biografia esgotaram rapidamente. Hoje em dia, o livro converteu-se em item raro, disputado entre fãs e colecionadores em sebos e na internet (um exemplar usado do livro chega a custar até R$ 500). E tem mais: o livro, que ganhou cinco novos modelos de capa, teve sua sessão de discografia atualizada e posfácio assinado pelo jornalista e escritor Bento Araújo (editor da revista Poeira Zine e autor da trilogia Lindo Sonho Delirante, sobre os grandes discos do rock psicodélico brasileiro).

Foto: Bigode

Ao longo de suas 500 páginas, a biografia Júpiter Maçã: A Efervescente Vida & Obra traça a vida do músico gaúcho do nascimento à morte, passando por suas vitórias (uma irregular, porém cultuada, carreira de rockstar – quase incomparável no Brasil) e tragédias (alcoolismo, paranoia, a morte precoce de seu único filho) com riqueza de detalhes, revelações e informações inéditas e ainda farto material fotográfico (a maior parte rara ou inédita). Por meio de minuciosa pesquisa jornalística, realizada durante quase três anos, os autores passam a limpo a trajetória do biografado. Para tanto, consultaram um vasto material composto por jornais, revistas, fanzines, livros, blogs, sites, gravações de rádio e vídeos de acervos particulares ou disponíveis na internet.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s