Rodrigo Luiz Pakulski Vianna vence prêmio com livro de estreia

Poeta porto-alegrense radicado em São Paulo ganhou o primeiro lugar no concurso da Fundação Biblioteca Nacional

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Lançado em 2020 pela Editora Reformatório, Textos para lembrar de ir à praia, de Rodrigo Luiz Pakulski Vianna, é o vencedor do Prêmio Alphonsus de Guimaraens, da Fundação Biblioteca Nacional. Os livros O movimento dos pássaros, de Micheliny Verunschk (Martelo Casa Editorial), e Casa do Norte, de Rodrigo Lobo Damasceno (Editora Corsário-Satã), conquistaram o segundo e terceiro lugares. O livro de estreia de Rodrigo Luiz Pakulski. Vianna já havia sido contemplado pelo Prêmio Maraã de Poesia em 2019, prêmio este que viabilizou a publicação. O concurso destaca autores estreantes no cenário nacional, possibilitando a entrada no mercado editorial.

Natália Agra escreve na orelha: “Ao ler os versos de Textos para lembrar de ir à praia, livro de estreia de Rodrigo Luiz Pakulski Vianna, algo nos invade, não sabemos se o mar, se areia, se maresia, se sereia, se pérola, mas de certo somos levados a caminhar por “uma praia que abarca todas/ as ausências que contemos”. Sobre a obra, a jornalista Jeanne Calegari diz: “Os versos aqui não são apenas belos e delicados, mas carregam também pensamento. Proposições sobre tempo e memória”.

Sobre o autor
Rodrigo Luiz Pakulski Vianna nasceu em 1981 em Porto Alegre e, atualmente, reside em São Paulo. Faz parte da turma de 2020 do Curso Livre de Preparação de Escritores (Clipe) – Poesia. Já teve poemas publicados no Jornal Rascunho e em revistas como a Meteoro (Corsário-Satã), Longe de Monte Carlo, Ruído Manifesto e Musa rara, além de ter sido destaque na categoria Poesia no Prêmio Palco Habitasul, da Feira do Livro de Porto Alegre, em 2006. Formado em jornalismo, criou, em 2019, o podcast poesia pros ouvidos, em que autores contemporâneos leem suas produções.

Textos para lembrar de ir à praia
Rodrigo Luiz Pakulski Vianna
124 p.
R$ 36
Editora Reformatório
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s