Ancestral e interespécie

Leonardo Forgiarini Guedes esmiuça a subjetividade da relação entre o homem e o cachorro em livro de contos

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

O cachorro foi o primeiro animal a ser domesticado pelos humanos. Há indícios arqueológicos de que a sua domesticação tenha iniciado ainda no período da era glacial, há cerca de 500 mil anos. De fato, a história entre o homem e o cachorro é ainda mais profunda que a carga de companheirismo e amizade, muitas vezes trazida desde a primeira infância de cada pessoa, pode mensurar. Mesmo assim, tentando descrever uma fração desta história, desta relação, é que Leonardo Forgiarini Guedes, um advogado de Porto Alegre, resolveu escrever o seu livro de contos, no formato e-book Deus Cão.

Na obra, o cão não é tratado como uma divindade, mas sim como um ser tão sábio e dotado de tamanha capacidade de abstração que consegue se expressar, por vezes, até mesmo através de ironias. Nisto reside a divindade deste Deus Cão. Mas este é apenas um aspecto dessa relação emocional e ancestral entre o homem e o cão. O autor vai ainda além desta plataforma ao abordar o homem, ainda menino, que descobre a verdadeira amizade com o seu primeiro cachorro. Guedes também ultrapassa essa ancestralidade em que os primeiros lobos primitivos interagiam com os Homo sapiens em uma relação de troca de segurança por alimento em seus acampamentos.

Neste sentido Guedes não deixa de contextualizar esta relação com intenso regionalismo, lembrando que o homem do sul, o homem dos pampas, também tem uma relação mais próxima com a sua própria ancestralidade (porque não dizer) primitiva. Fica aí também demonstrada a relação entre o regionalismo suave, criativo e natural junto ao companheirismo e a camaradagem de um bom “cusco” como o autor gosta de se referir em suas palavras.

Leonardo Guedes também não deixa de contemplar os problemas contemporâneos ao destinar a totalidade da renda com a venda deste livro para uma entidade que cuida, resgata e ampara animais de ruas, chamada Amor de 4 Patas. Segundo o autor, Deus Cão é um livro de contos “macio e cheiroso como o cobertor favorito de um cusco de mais de cinquenta anos”.

A obra está disponível por R$ 20 no site da editora (link externo).

Sobre o autor
Leonardo Forgiarini Guedes é bacharel em direito e escritor, com sua primeira obra publicada este ano na Amazon, a aventura distópica Colitero, disponível para o público no formato de ebook. Neste segundo livro, Deus Cão, o autor provoca o leitor com seus contos que navegam pelo universo do regionalismo – que conheceu durante sua passagem pelo interior do Rio Grande do Sul – e outros temas atuais, como a internet, a relação entre pais e filhos e a força da religião, sem esquecer, é claro, do amor entre homem e cão, que inspirou o título da obra.

Deus Cão
Leonardo Forgiarini Guedes
153 p.
R$ 20
Muruci Editor
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s