Amizade que não mede circunstâncias

Livro de Letícia Möller e Flavio Pessoa aborda a dignidade das pessoas em situação de rua; crowdfunding vai destinar percentual para projetos de assistência social

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reproduç
ão

Figueira vive nas ruas de uma grande cidade. De dia, trabalha como guardador de carros. À noite, como tantos, busca abrigo sob as arcadas do antigo viaduto. Numa noite gelada, Figueira encontra Pirata. Nasce entre o homem e o cão uma amizade especial. Ambos viverão juntos os dias e as noites, compartilhando alegrias e dificuldades. Até que um dia, a prefeitura ordena a remoção das pessoas do viaduto. No meio da confusão, Pirata desaparece. Figueira não desistirá de encontrar o seu amigo. Esta é a sinopse de Dois amigos, obra escrita por Letícia Möller e ilustrada por Flavio Pessoa e que segue em campanha de financiamento coletivo até o dia 8 de dezembro pelo Catarse (link externo).

O livro tem o propósito de dar visibilidade para o problema do aumento de 38% da população de rua em Porto Alegre em 2020, em grande parte causado pela pandemia, segundo dados da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). Além disso, 20% do valor total arrecadado com o crowdfunding será doado a dois projetos sociais que atuam em benefício da população em situação de rua na cidade — um deles é o Cozinheiros do Bem – Food Fighters, e o outro será de escolha do apoiador.

“Escrevi pensando nas crianças e adolescentes, em dialogar com eles sobre questões importantes, como amizade, coragem, esperança, empatia, cidadania e justiça social. Acredito no poder das crianças de serem agentes transformadores da realidade, influenciando positivamente suas famílias e amigos e se desenvolvendo como adultos reflexivos, críticos e empáticos. Mas não é uma história infantil, ou não apenas. É um livro para todas as idades”, explica Letícia.

Sobre os autores
Letícia Möller nasceu em Porto Alegre em 1979. É escritora, editora, consultora em ética nas organizações e advogada. Doutora em Sistemas Jurídicos e Político-Sociais Comparados pela Università del Salento, em Lecce/Itália, e Mestre em Direito pela Unisinos. Dentre seus livros para a infância, destaca Os peixes, o vovô e o tempo (Libretos Editora) e o livro bilíngue português-alemão Pedro e Lisa: Aventura no Brasil (Dialogar Editora e GiraBrasil Verlag, da Alemanha).

Flavio Pessoa nasceu no Rio de Janeiro em 1974. É formado em design gráfico, ilustrador e professor universitário em cursos de artes visuais. Tem mestrado em história comparada pelo PPGHC – IFCS/UFRJ e doutorado em artes visuais pelo PPGAV – EBA/UFRJ, onde se dedica à pesquisa da história da ilustração brasileira. Dentre seus trabalhos, adaptou para história em quadrinhos o conto A Cartomante de Machado de Assis, ilustrou o livro Um passarinho me contou, de Jorge Miguel Marinho, foi curador da exposição A Copa do Mundo é nossa – memórias de uma paixão nacional, no Centro Cultural dos Correios, no Rio de Janeiro, onde participou também com aquarelas sobre as duas copas realizadas no Brasil.

Dois amigos
Letícia Möller; Flavio Pessoa ils.
52 p.
Editora Dialogar
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s