Imersão num sertão amazônico

Excursão no Marajó marca a estreia de Guilherme Michels na literatura

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de divulgação

As soturnas canoas dos indígenas navegam sempre à noite, sempre para leste. Mestres na esquiva, nem precisam muito planejamento para não serem percebidos, nesse meio não mora mesmo ninguém, se muito passa uma voadeira por dia levando gente para as fazendas isoladas. Organizam-se em grupos de oito, aos pares nas canoas e nas matas, um remo para cada, carregam a embarcação com extrema habilidade, esse imenso tronco tão escavado parece não representar o peso que tem, largam e alçam-no ligeiro dos igarapés, já vão todos dentro, dois quatro seis oito, foram dias e dias de tentativas, vidas e vidas de ensaio, nem o mais bem treinado exército pátrio supera essa muda organização.

Este é um trecho de Excursão no Marajó, romance de Guilherme Michels que está em pré-venda pelo site da Editora Zouk (link externo).

No Marajó ninguém faz exatamente o que quer ou planeja, ali é preciso negociar com a natureza, repetidamente ceder à força maior, respeitar as velocidades particulares. Agregados ao calor e à umidade aparecem aspectos pueris e volitivos das pessoas, seu metabolismo torna-se imperativo perante a racionalidade e os sentimentos simplesmente se expressam por ações, exibem a face natural dos seres humanos. Os papéis sociais representados aqui encontram paralelos nos modos de vida criados pela cultura, seja aquela pré-colombiana, seja a pós-modernidade incentivadora da uniformização contemporânea. O Marajó transforma-se então num espaço alheio ao tempo, onde diferentes épocas experimentam encontros improváveis e absolutamente imprevisíveis.

Sobre o autor
Guilherme Michels (Pelotas, 1983) cumpriu longos estudos acadêmicos em biologia e medicina. Atualmente dedica-se à psiquiatria. Excursão no Marajó marca sua estreia pela Zouk.

Excursão no Marajó
Guilherme Michels
356 p.
R$ 56
Editora Zouk
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s