Escritoras autografam antologia sobre vivências de mulheres negras

Sábado, 28 de agosto, às 16h, em Porto Alegre

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A partir dos saraus do grupo Arte Negra no Teatro de Arena de Porto Alegre (RS), Ana Dos Santos, Carmen Lima, Fátima Farias, Delma Gonçalves, Lilian Rocha e Taiasmin Ohnmacht unem seus escritos. Conectadas pela ancestralidade e intuídas pelo poder deste aquilombamento eis que surge a entidade AMANAÃ, uma deusa que traduz a unidade na multiplicidade do coletivo. As seis, como muitas irmãs pelo mundo, América Latina e Caribe, lutam com ferramentas efetivas. A palavra, a principal delas. A emoção, a segunda. São diversas travessias. Felizes. Melancólicas. Aguerridas e tórridas. Do poema à prosa. Da crônica à reflexão. Coesas em arte chegam ao conceito: contribuir para o debate sobre gênero, raça e classe e dar voz às que não tiveram voz, às que não foram ouvidas. A reunião destas mulheres negras irmanadas na escrita é uma revolução poética.

Travessias de Amanaã apresenta textos das seis autoras, numa construção coletiva de mulheres inspiradas em suas vivências, assim como Conceição Evaristo e Maria Carolina de Jesus. A ilustração de Carmen Lima, que adorna a capa, simboliza a potência destas narrativas. O livro tem, ainda, edição e design de Clô Barcellos e prefácio de Rudiléia Paré Neves, professora e coordenadora do Coletivo de Mulheres Negras Iyá Agbara.

No sábado, 28 de agosto, às 16h, acontece a sessão de autógrafos do livro Travessias de Amanaã na Travessa dos Cataventos (CCMQ), em frente à Livraria Taverna, seguindo todos os protocolos sanitários. Será o primeiro evento presencial da Libretos depois de um ano e meio, quando ocorreu o lançamento de Mel e Dendê, de Fátima Farias, em 13 de março de 2020.

Sobre as autoras
Ana Dos Santos é poetisa, professora de Literatura e contadora de histórias. Gaúcha de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participou de diversas coletâneas e publicou dois livros de poesia: Poerotisa (Editora Figura de Linguagem) e Pequenos Grandes Lábios Negros (Editora Venas Abiertas).

Carmen Lima é natural de Porto Alegre. Professora licenciada em Pedagogia, atriz, bonequeira, brincante e contadora de histórias. Dos 30 anos de docência, há 20 atua na rede estadual de ensino, como alfabetizadora, oficineira e mediadora de leitura. Formou equipe de animação e empresa de teatro de bonecos. Esta é a sua primeira publicação, a qual assina também a capa.

Fátima Farias nasceu em Bagé e reside na capital Porto Alegre desde os anos 1980. É poeta, compositora e educadora social, tem como profissão também a gastronomia inspirada em temperos orgânicos. Participa de diversas coletâneas e lançou seu primeiro livro solo em março de 2020, Mel e Dendê (Editora Libretos), onde reúne poesia e prosa, dando um passeio pelos slams.

Delma Gonçalves nasceu em Porto Alegre, é poetisa, compositora, produtora cultural. Graduada em Letras com pós-graduação em Produção Textual, suas poesias estão em diversas coletâneas. Publicou Cinco Décadas de Samba no Bairro Santana (Editora Cidadela) e o livro de poesias O Som das Letras. Produziu e é parceira de Bedeu no CD Na Poesia e na Canção Elas e Eles Cantam Bedeu & Delma.

Lilian Rocha é natural de Porto Alegre/RS, é farmacêutica e analista clínica (UFRGS), especialista em Homeopatia (ABH), musicista (Liceu Palestrina), escritora. É autora dos livros A Vida Pulsa – Poesias e Reflexões (Editora Alternativa), Negra Soul (Editora Alternativa) e Menina de Tranças (Editora Taverna). Participante de inúmeras antologias poéticas brasileiras e portuguesas.

Taiasmin Ohnmacht é psicóloga e psicanalista. Mestre em Psicanálise: clínica e cultura (UFRGS). Participou da organização do e-book Da Vida que Resiste – Vivências de Psicólogas(os) entre a Ditadura e a Democracia (CRP/RS). Publicou Ela Conta Ele Canta (Cidadela), com o poeta Carlos Alberto Soares, e a novela Visite o Decorado (Figura de Linguagem). Mantém o blog taiasmin.blogspot.com.

Travessias de Amanaã
Ana Dos Santos, Carmen Lima, Fátima Farias, Delma Gonçalves, Lilian Rocha e Taiasmin Ohnmacht
136 p.
R$ 40
Editora Libretos
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s