A união, a criação e um livro

Seis autores imaginam história e criam livro coletivo; obra será lançada no dia 9 de abril, em Porto Alegre

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Janice Moreira

Criada coletivamente por seis autores durante a pandemia, o livre E fiquem bem retrata uma situação inusitada: as personagens acordam e seu prédio está cercado por um muro muito alto. Reunindo um tanto de mistério às questões de cada morador preso pelo muro, a história reflete sobre a necessidade de cada personagem — Alberto, Maria, Nuno, Belchior e Isadora — aprender a lidar com o muro para enfrentar a aspereza das pedras e encontrar a saída.

Livro conta com ilustrações de Laura Castilhos. Fotos: Reprodução

Com edição da Physalis, obra foi escrita por Alexandre Brito, Antonio Schimeneck, Caio Riter, Christian David, Gláucia de Souza e Laura Castilhos — integrantes do coletivo de escritores de LIJ Seis + um. O romance infantojuvenil é indicado para leitores a partir do 8º ano.

A obra está disponível pelo site da Physalis Editora e da Ama Livros (links externos). E fiquem bem será lançado oficialmente no dia 9 de abril, sábado, a partir das 16h, na Associação Chico Lisboa (Travessa dos Venezianos, 19 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS).

Sobre os autores
Alexandre Brito é escritor, poeta e compositor. Escreve e compõe para gente pequena, média e grande. Com mais de 40 anos de estrada, entre várias distinções, foi selecionado para o catálogo da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, integrou a Biblioteca Itaú Criança e seu livro, Museu Desmiolado, transformou-se numa grande exposição no Santander Cultural em 2018. Recebeu os prêmios 30 Melhores Livros do Ano Revista Crescer, Açorianos, AGES e Cátedra Unesco de Leitura. Lidera a Fantástica Orquestra Mirabolante e atua no espetáculo verbo-cênico-musical “O Museu Desmiolado”.

Antônio Schimeneck mora em Porto Alegre e trabalha na Ama Livros Editora e Distribuidora. É formado em Letras pela Unisinos; fez o Curso de Escrita Criativa da PUC, com o escritor Luiz Antônio de Assis Brasil; cursou Especialização em Literatura Brasileira na UFRGS; é Mestrando no PPG Letras UFRGS. Tem livros publicados para o público infantil e juvenil. Suas obras já receberam algumas distinções como Acervo Básico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Selo Altamente Recomendável, Catálogo de Bolonha, Finalista do Prêmio Jabuti, Prêmio Açorianos de Literatura, Prêmio Livro do Ano – AGEs, Prêmio Selo Cátedra 10 e já foram adquiridos pelo Programa Biblioteca Itaú e pelo PNLD Literário.

Caio Riter nasceu em 1962, em Porto Alegre, onde mora até hoje. É escritor, doutor em Literatura Brasileira e pós-doutorando em Escrita Criativa na PUC-RS, já publicou mais de 60 livros, dentre eles infantis, juvenis, contos e poesias. Recebeu diversos prêmios, incluindo os prêmios Açorianos, 1º Barco a Vapor, Ages – Livro do ano, Orígenes Lessa, Ofélia Fontes, além do Selo Altamente Recomendável da FNLIJ. Já teve seus livros inclusos nos Catálogos de Bolonha e White Ravens. Além de escritor, é professor e ministra oficinas, cursos e palestras sobre criação literária por todo Brasil.

Christian David é graduado em Biologia e pós-graduado em Literatura Brasileira pela UFRGS. Tem mais de 20 títulos publicados em diversas editoras. Já recebeu diversos prêmios como o Prêmio Saraiva 100 anos, Prêmio AGES, Prêmio Cidade de Passo Fundo, Prêmio Off-flip, Prêmio Academia Rio-grandense de Letras, Prêmio LeBlanc, Prêmio Sintrajufe-RS pelo conjunto da obra, inclusão no Catálogo de Bolonha, Acervo Básico e Selo Altamente Recomendável da FNLIJ, além de finalista nos prêmios Açorianos e AEILIJ. Nascido e criado em Porto Alegre, vive cercado de livros, filmes de ficção científica e HQs. Utiliza-se de cenários cotidianos ou fantásticos para contar suas histórias e discutir suas inquietações.

Gláucia de Souza nasceu no Rio de Janeiro e mora desde 1994 em Porto Alegre. É escritora de livros de Literatura Infantil e Juvenil desde 1997. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio de Aplicação da UFRGS de 1994 a 2015. É autora de mais de vinte livros, dentre eles Tecelina, Do Alto do Meu Chapéu (Editora Projeto) e os livros da Coleção de A a Z (Edelbra Editora). Pela Physalis, escreveu, em parceria com Leo Cunha, os poemas do livro Panapaná – Borboletas em Verso e Voo. Recebeu a Menção Altamente Recomendado da FNLIJ para vários de seus livros, o Prêmio Açorianos de Literatura e o Prêmio AGES Livro do Ano.

Laura Castilhos é ilustradora, artista visual e professora titular no curso de artes visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS, desde 2003. Dentre as disciplinas que ministra, destaca-se a Oficina de Ilustração. Coordena a pesquisa A Ilustração: O Livro Ilustrado no Brasil a partir de 1980. Recebeu o Prêmio Açorianos de melhor ilustradora pela Secretaria Municipal de Porto Alegre nos anos 1998, 1999, 2001. Foi finalista do prêmio Jabuti em 2000, categoria ilustração, com o livro Saco de Brinquedos, de Carlos Urbim. Participou da FLIP/FLIPINHA em 2016. Ilustrou, até o momento, cerca de 40 livros para diversas editoras, entre elas Artes e Ofícios, Edelbra, Libretos, Physalis, Planeta e Projeto. Desde 2018, Coordena a Confraria da Ilustração, atividade extensionista (UFRGS). Este ano, além da participação como ilustradora do livro E Fiquem Bem, da Physalis Editora, será a artista visual convidada da Escola Projeto em Porto Alegre, cidade que vive e trabalha. 

E fiquem bem
Alexandre Brito, Antonio Schimeneck, Caio Riter, Christian David, Gláucia de Souza e ils. Laura Castilhos
304 p.
R$ 56
Physalis Editora
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s