Ana Paula Cecato: Para além da BNCC, a experiência literária

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

“É preciso considerar que as práticas pedagógicas necessitam de um consistente embasamento teórico e metodológico que não conduzam o(a) docente a somente reproduzir uma tarefa, mas a refletir sobre seu fazer pedagógico”

Dias atrás, li um comentário de uma professora da Educação Básica em uma rede social no qual ela dizia que havia poucos autores de literatura cujas obras poderiam ser lidas e trabalhadas nos anos finais do Ensino Fundamental. Resolvi respondê-la no privado, elencando uma série de autores e autoras brasileiros(as) que produzem boa literatura para a juventude, e recebi uma devolutiva que me levou a pensar sobre a escrita deste texto: até que ponto, nós, professoras e professores, estamos condicionando muito mais do que nossos planejamentos de aulas de literatura, mas também nossas subjetividades e a de nossos(as) estudantes, para atender às competências e habilidades prescritas em documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? 

De início, alerto que não se trata aqui de abordar como a BNCC entende os pressupostos teóricos e metodológicos do que seja ensinar a ler literatura na escola (para tal estudo, recomendo o excelente recém-lançado Literatura na Escola, de Marcel Alvaro de Amorim, Diego Domingues, Débora Ventura Klayn e Tiago Cavalcante da Silva, da Editora Contexto), mas de propor uma reflexão sobre a mecanização dos processos de ensino e aprendizagem operada pela necessidade de adequar currículos, planos, objetivos, conteúdos de sala de aula à BNCC, sem considerar os contextos de atuação e o olhar docente sobre eles. 

Desse processo apressado, pouco dialógico e nada reflexivo, decorrem as “receitas prontas”, sequências didáticas e atividades que “aplicam” a BNCC com êxito e “trabalham” a leitura literária de forma utilitarista (pensemos nas habilidades e competências), disponibilizadas em curtas postagens de redes sociais (cards de instagram, por exemplo), em materiais complementares como fichas de leitura encadernadas no meio dos livros e suplementos de atividades prontas online (só baixar e imprimir). Destaco aqui que, em grande parte das vezes, a intencionalidade dos produtores de conteúdo é das melhores, a de compartilhar práticas pedagógicas bem sucedidas e a troca de experiências sempre é válida. No entanto, é preciso considerar que as práticas pedagógicas necessitam de um consistente embasamento teórico e metodológico que não conduzam o(a) docente a somente reproduzir uma tarefa, mas a refletir sobre seu fazer pedagógico. Dessa forma, é possível adequar (agora, sim) seus planejamentos às necessidades de sua comunidade de aprendizagem, no intuito de envolver os(as) estudantes em atividades que desenvolvam suas potencialidades criativas, estéticas e reflexivas sobre os contextos culturais, sociais e históricos a partir da leitura experienciada da literatura, o que talvez não caiba numa lista de habilidades da BNCC, mas certamente vai fazer sentido para quem (se) ensina e aprende.

Ana Paula Cecato é graduada e mestra em Letras e professora de Letras – Português/Inglês do IFRS – Campus Rolante. Fez parte da equipe da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre, trabalhando na curadoria da programação, nos programas de incentivo à leitura e na formação de mediadores de leitura. Coordena o curso de extensão “Tessituras: formação de mediadores para programas de leitura”. Foi jurada do Prêmio Jabuti em 2019 na categoria Fomento à Leitura. Foto: Acervo pessoal.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s