Gelson Weschenfelder e as HQs em sala de aula

Escritor e pesquisador apresenta as possibilidades pedagógicas dos quadrinhos em novo livro

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre acervo pessoal

Vencedor de um Prêmio Associação Gaúcha de Escritores Livro do Ano em 2012 com o livro Filosofando com os Super-Heróis, Gelson Weschenfelder tem conquistado reconhecimento pela sua abordagem pedagógica sobre o uso das HQs como recurso escolar. Em seu livro mais recente, Vamos usar quadrinhos em sala de aula? Os super-heróis invadem a escola, o autor apresenta sugestões de como as histórias em quadrinhos podem ser aplicadas no ambiente escolar.

Segundo o autor, apesar de ser uma arte narrativa historicamente associada ao imperialismo cultural norte-americano, as histórias em quadrinhos possuem mais profundidade e possibilidades de leitura do que supõem as críticas apressadas. “A partir da colaboração da leitura crítica como algo positivo e já muito explorado em trabalhos acadêmicos na área da Educação, optei por voltar o meu olhar para aspectos ainda pouco explorados da história deste tema e seus desdobramentos”, explica.

Vamos usar quadrinhos em sala de aula? Os super-heróis invadem a escola está disponível em e-book gratuito pela Editora Fi (link externo).

Sobre o autor
Gelson Weschenfelder é Pós- Doutorando no PPG de Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale (Bolsista CNPQ/PDJ). Doutor em Educação na Universidade La Salle (2017); Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle – UNILASALLE (2011); graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2007). Vencedor do 29º Prêmio Jovem Cientista promovido pela CNPq, ficando em terceiro colocado na categoria Doutor/Mestre com a tese Os super-heróis das histórias em quadrinhos como promotores de resiliência em crianças e adolescentes em situações de risco. Pela mesma pesquisa recebeu o Prêmio Rede Sapiens de divulgação científica e Sua Pesquisa em 3 Minutos, ambos em 2021. É autor de vários artigos acadêmicos com o tema filosofia nas páginas das histórias em quadrinhos de super-heróis e do livro Homens de Aço? Os super-heróis como tutores de resiliência (2020); Aristóteles e os super-heróis (2014) e Filosofando com os Super-Heróis (2011), pelo qual foi premiado como Livro do Ano 2012 – AGES (Associação Gaúcha de Escritores). Foi docente no Ensino Superior e da Educação Básica e membro fundador e atual coordenador do Grupo de Pesquisa Universos Paralelos: Arte Sequencial, Mediação Cultural e práticas pedagógicas.

Vamos usar quadrinhos em sala de aula? Os super-heróis invadem a escola
Gelson Weschenfelder
137 p.
E-book gratuito
Editora Fi
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s