Crônica de um amor pré-fabricado

Em novo romance de Leonardo Brasiliense, protagonista misântropo se relaciona com boneca de silicone

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Leonardo Brasiliense retorna à literatura com Peixe estranho, romance publicado pela Companhia das Letras em que somos apresentado a Marvin, homem em crise de meia idade, desiludido e duas vezes divorciado que desenvolve um “relacionamento” com Analice, uma boneca de silicone cuja aparência imita com realismo o corpo feminino. O obra já está disponível pelo site da editora em versão impressa ou digital (link externo).

Produzida na Califórnia, Analice é entregue para Marvin em uma caixa transportada de caminhão e a conhecemos pelos olhos do protagonista: “Chegou à casa de Marvin elegantemente maquiada e com as unhas pintadas de vermelho-borgonha, com um vestido púrpura de decote mediano e aberto nas costas. (…) Tem bons modos. Sentada no sofá da sala, cruza as pernas com charme enquanto ouve Marvin falar — ele gosta de falar. Em nenhum momento o interrompe, ela tem paciência. Bonita, bem-vestida, educada e paciente… Analice é perfeita”.

Equilibrando ironia e detalhismo, o autor conduz uma narrativa com saltos temporais que se alternam em segunda ou terceira pessoa, como cortes de uma câmera de cinema. Narcisismo masculino e misantropia são alguns dos temas para os quais a obra aponta. O silêncio da boneca, no entanto, é poderoso. Analice o obriga a falar e a reviver os casamentos desfeitos, e faz Marvin mergulhar em suas mais doloridas memórias de amor e desejo nunca consumados.

“Leonardo Brasiliense constrói uma novela ágil, conectada com o seu tempo mas também com temas que o ultrapassam. Peixe estranho é atemporal e universal”, comenta Amilcar Bettega.

Sobre o autor
Leonardo Brasiliense nasceu em 1972, em São Gabriel, RS. Tem doze livros publicados, entre eles Três dúvidas (2010, que recebeu o prêmio Jabuti) e Roupas sujas (2017), finalista dos prêmios Jabuti e São Paulo de Literatura). É também roteirista de cinema e fotógrafo amador.

Peixe estranho
Leonardo Brasiliense
120 p.
R$ 69,90
Comprar aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s