Opressão, dor e loucura marcam lançamento de Maya Falks

Escritora de Caxias do Sul conta em livro história ficcional que se passa durante a Ditadura Militar brasileira

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Priscila, jovem estudante de classe média, é arbitrariamente presa junto ao namorado e mais um casal de amigos pela Ditadura Militar brasileira. Sem direito à defesa e sequer saber sob qual acusação reside a detenção, acompanhamos pelo olhos de Priscila não apenas a violência de um porão clandestino do regime, mas a fragmentação de sua mente enquanto perde a noção do tempo, a saúde e a sanidade mental. Esta é a sinopse de Já não somos os mesmos, romance de 122 páginas que será lançado no sábado, 7 de maio, a partir das 17h, no Zarabatana Café (Centro de Cultura Ordovás – R. Luiz Antunes, 312 – Caxias do Sul/RS).

“Poderia a protagonista do livro ser a mesma após atravessar o inferno nas masmorras da ditadura, sofrendo tortura e abuso sexual de forma contínua? Como sobreviver à loucura e à perda de todos os pontos de referência no mundo? (…) Escrever é um ato de resistência e a força da escrita poética reside no seu caráter transgressivo. Às vezes é preciso chocar para abalar os alicerces da inércia do conservadorismo”, reflete Eurídice Figueiredo na orelha da obra.

Sobre a autora
Maya veio ao mundo no inverno de 1982 e não muito depois já criava as primeiras histórias. Graduada em Publicidade e Propaganda, atuou mais de 20 anos nesse mercado como redatora, criando campanhas para clientes dos mais variados portes. No meio acadêmico, Maya fez ainda uma pós-graduação, estudou Direito, se formou em Jornalismo e está no último ano de Letras, mas sua grande paixão é a literatura. Como escritora, Maya é autora de oito livros publicados; entre eles os romances Histórias de minha morte e Santuário e o poema longo Eu também nasci sem asas, agraciado com o prêmio Vivita Cartier de 2021. Maya é também resenhista do blog Bibliofilia Cotidiana e atua como leitora crítica e oficineira.

Já não somos os mesmos
Maya Falks
122 p.
R$ 42
Comprar aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s