LRS: um ponto de convergência entre autores e leitores

Desde a criação da plataforma, Giovani Urio e Vitor Diel mantêm o propósito disruptivo e horizontal de potencializar a cena literária e editorial do Rio Grande do Sul

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Em anos recentes, o mercado editorial brasileiro presenciou a popularização de instrumentos e recursos que ampliam a capacidade da publicação de livros. Editoras especializadas em autores estreantes, plataformas de financiamento coletivo, acesso aos marketplaces e à produção de e-books, as facilidades da Amazon e do KDP — os dispositivos estão à disposição, cabendo ao autor ou à editora escolher a possibilidade que melhor dialoga com seu projeto editorial e seu orçamento. Porém, há uma lacuna no caminho entre a produção literária e a recepção pelo leitor final que pode ser determinante para o alcance de um trabalho editorial: a divulgação.

Foi pensando nessa etapa que Literatura RS nasceu em dezembro de 2014 — na época, exclusivamente como uma página no Facebook. Criado pelo jornalista e assessor de imprensa dedicado ao mercado editorial e ex-assessor de comunicação da Feira do Livro de Porto Alegre e da Câmara Rio-grandense do Livro Vitor Diel, Literatura RS foi pensado como um recurso para visibilizar na rede social o trabalho de escritores e editoras do Rio Grande do Sul que, em função da redução dos espaços dedicados aos livros na imprensa local, tinham dificuldade de alcançar seu público. O reconhecimento veio em 2016, com um Prêmio Açorianos de Literatura como destaque literário, pela primeira vez concedido a uma página em uma rede social.

Com site próprio, LRS pôde oferecer mais conteúdo para a comunidade do livro no Rio Grande do Sul. Reprodução

Com o desenvolvimento das tecnologias de social media, o Facebook passou a representar um entrave no alcance das publicações, exigindo cada vez mais investimento em posts patrocinados e entregando resultados mais tímidos. Assim, Vitor uniu-se ao designer gráfico Giovani Urio a fim de reinventar Literatura RS como uma plataforma de convergência de conteúdos literários do Rio Grande do Sul que não estivesse mais submetida às restritivas dinâmicas internas da rede social. Em março de 2019, LRS renasceu sob nova identidade visual e expandiu-se em um site com mais conteúdo exclusivo e inédito, aprofundando seu potencial de impulsionamento da cena literária e editorial do Rio Grande do Sul e oferecendo mais recursos para escritores e editoras locais chegarem até seus leitores e o mercado editorial.

Novidades trouxeram também novas possibilidades para a plataforma

Com a nova plataforma, surgiram novas demandas, que exigiram de Vitor e Giovani a ampliação de seu trabalho junto a escritores independentes — um público que, segundo pesquisa conduzida por LRS na época e elaborada a partir do Ciclo de Residência do programa estadual RS Criativo, sentem-se desamparados pelo mercado editorial. Assim, foi criado o sistema de apoiadores mensais, que contribuem com valores que variam entre R$ 10 e R$ 70 pelo site APOIA.se (link externo) e permite o acesso a diversos benefícios e vantagens que contribuem com o desenvolvimento de seu trabalho. “Além de contribuir com a continuidade da atividade já realizada por Literatura RS em seu site, redes sociais e newsletter semanal, os apoiadores desfrutam de uma revista digital mensal, recomendações temáticas de livros de escritores e editoras gaúchas, artigos especializados em escrita e mercado editorial, apoio pessoal e exclusivo para o desenvolvimento de seu trabalho na literatura — cada benefício devidamente situado em diferentes categorias de contribuição”, explica Vitor.

Este é um esforço que tem dado resultado, contemplando as necessidades de diferentes autores. Confira abaixo o que dizem alguns apoiadores:

“A plataforma Literatura RS é onde se pode encontrar muito do que se tem de cultura, sobretudo a literária, no Rio Grande do Sul, desde lançamentos, textos teóricos sobre escrita criativa, oficinas, cursos, concursos para seleção de originais e inscrições para diferentes prêmios literários. Nós, escritores, podemos contar não apenas com todo esse leque de informações, mas também com uma central de apoio a quem se dedica à arte da escrita”.
Gláucia de Souza, autora de Pana Paná (Physalis, 2022), entre outros títulos; patrona da 33ª Feira do Livro de Cachoeirinha

“Ao me tornar apoiadora, fui conduzida em todas etapas: leitura crítica, encaminhamento para editora, publicação, lançamento e divulgação. Não tenho dúvidas que o Literatura RS, por meio de um trabalho sério e comprometido, faz a diferença na vida de muitos autores e contribui com a consolidação da literatura em nosso Estado”.
Greici Ferrari, autora de Simplesmente Rara (BesouroBox, 2021)

“Como apoiadora do Literatura RS, tenho acesso, em primeira mão, às informações sobre os mais variados eventos literários do RS e do Brasil, posso solicitar a divulgação de minhas atividades literárias, assim como receber uma curadoria literária com listagens dos melhores livros em seus vários gêneros literários. Sou uma escritora que busca sempre o aprimoramento literário, então ter este suporte de conteúdo do Literatura RS é de suma importância para o meu desenvolvimento dentro da área literária”.
Lilian Rocha, autora de Menina de Tranças (Taverna, 2018), entre outros títulos; patrona da 37ª Feira do Livro de Canoas

“Como apoiador do Literatura RS, sou gratificado com acesso a opiniões e matérias especializadas, informações sobre concursos literários e, acima de tudo, assessoramento. Recebi uma análise crítica muito criteriosa quando escrevia Os Condenados e também fiz o lançamento do livro através de live coordenada pelo Literatura RS“.
Luiz Carlos Torres Araújo, autor de Os Condenados (UICLAP, 2021) e A noite não termina (Buqui, 2018)

“É dessa forma que Literatura RS mantém seu propósito original de entregar um trabalho que seja horizontalizado, disruptivo e positivo para a comunidade literária do Rio Grande do Sul que, por estar distante dos centros econômicos do país, vê seus esforços constrangidos por circunstâncias materiais que escapam completamente ao seu controle”, explica Vitor.

Para tornar-se um apoiador, desfrutar de diversos benefícios exclusivos e contribuir com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul, clique aqui.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s