Inscrições abertas; início em 22 de junho na Taverna
Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre divulgação
A Livraria Taverna e o escritor Daniel Galera, do premiado Barba ensopada de sangue, oferecem o Curso de escrita pós-antropocêntrica. Em quatro encontros presenciais na Livraria Taverna (Rua dos Andradas, 736 -Centro Histórico – Porto Alegre/RS), a partir de 22 de junho, sempre às quartas-feiras, das 19h às 21h, o autor de O deus das avencas (2021), volume de três novelas que flertam com a ficção especulativa e a distopia, vai apresentar um leque de possibilidades para pensar a ficção a partir de perspectivas teóricas que tiram o ser humano do centro do mundo, explorando temas como mudança climática, inteligência artificial, as descobertas da biologia sobre cogumelos, simbiogênese, além do próprio Antropoceno.
Em diálogo com autores e obras que o acompanharam na escrita do seu último livro, Galera propõe um workshop para instigar os alunos e as alunas a arriscarem-se em perguntas, textos e abordagens estéticas que busquem apresentar as fervilhantes transformações enfrentadas pela humanidade na esteira das crises sanitárias e sociais que sacudiram a vida de todos, questionando nossas formas de habitar a Terra. Serão produzidos três textos a partir das aulas, com leituras e discussões em grupo de cada um deles ao final dos encontros. São apenas 15 vagas. A Taverna e o ministrante oferecem uma bolsa para pessoas pretas/trans/indígenas. Inscrições neste site (link externo). O investimento é de R$ 320.
Sobre o autor
Daniel Galera nasceu em 1979, em São Paulo, e vive em Porto Alegre. É autor dos romances Mãos de Cavalo (2006), Até o dia em que o cão morreu (2007), Cordilheira (2008), Barba ensopada de sangue (2012), Meia-noite e vinte (2016) e das novelas reunidas em O deus das avencas (2021). Publicou também o álbum em quadrinhos Cachalote (2010), com o desenhista Rafael Coutinho. Tem contos publicados em diversas antologias e suas obras foram publicadas na Itália, Argentina, Portugal, França, Alemanha, Espanha, EUA, Polônia e Sérvia.
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.