Um passeio pela obra poética de Berenice Sica Lamas

‘Poemário’ apresenta poemas inéditos, além de compilados de onze obras da autora, de 1999 a 2013

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Poemário é um livro que passeia pela obra poética de Berenice Sica Lamas ao longo de 224 páginas, evidenciando temas universais da literatura: vida, morte, solidão, amor, erotismo, liberdade, tempo, espaço, consciência, o social e o coletivo, ciclos de gerações. A obra apresenta o compilado de onze livros de poemas da autora, publicados entre 1999 e 2013.

O livro é organizado iniciando com os inéditos, seguidos dos poemas escolhidos na cronologia contrária das publicações e na subsequência, alguns reunidos em antologias, revistas e sites. Estão presentes fragmentos dos prefácios, apresentações, abas e posfácios das pessoas que os escreveram, como forma de outra vez dialogar com todas e todos. Para Berenice, “escrever poesia é um modo de caçar palavras, delirar, visionar, recriar realidade”.

A sessão de autógrafos de Poemário acontece no dia 10 de agosto, quarta-feira, a partir das 16h30, no La vita è Bella (Rua Dona Leonor, 45 – Bairro Rio Branco – Porto Alegre/RS). O livro pode ser adquirido nas livrarias Bamboletras, Taverna, Vanguarda, pelo e-mail ardotempo@gmail.com ou no site da editora (link externo).

Sobre a autora
Natural de Pelotas (RS). Psicóloga, escritora, poeta, ensaísta, mestre em Psicologia Social, doutora em Letras. Orientadora de oficinas de escrita no Scrivere – espaço de criação literária. Professora universitária na PUCRS durante 30 anos. Publicou livros de poesia, contos, crônicas, ensaios, tendo participado de inúmeras antologias e livros coletivos. Participa do livro Os embaixadores, que homenageia escritores gaúchos que romperam fronteiras. Prêmios literários na Itália, Brasil e Uruguai – destaque Victoria – Arte y Quehacer social. Viveu na Itália, onde trabalhou na área de assistência e traduções e participou de laboratórios de escritura e do Gruppo’ 98 di Poesia. O livro Essências e geografias recebeu o Prêmio AGES Livro do Ano 2018 na categoria crônica e o documentário autobiográfico Berenice Sica Lamas – o limiar de um perfil, a moção destaque cultural 2021 pela AJEB/RS. Coorientadora do projeto virtual Recital – cultura em transformação, com cinco episódios em 2021.

Poemário
Berenice Sica Lamas
224 p.
Editora Ardotempo
R$ 50
Comprar aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s