Uma homenagem para os habitantes de Porto Alegre

Tailor Diniz busca inspiração na literatura de Mario Benedetti para escrever os contos de ‘Porto-alegreanos’

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Admirador da literatura latino-americana, especialmente da argentina e uruguaia, Tailor Diniz propõe uma homenagem àquele que é uma referência entre os maiores: Mario Benedetti. Para isso, escolheu como material bruto de seu trabalho tipos humanos de vidas simples, que não são e nunca quiseram ser heróis, mas com histórias que acabam se revelando admiráveis peças literárias.

Tailor Diniz autografa Porto-alegreanos na quinta-feira, 21 de julho, a partir das 18h30, no Terezas Café (Rua Giordano Bruno, 318 – Rio Branco – Porto Alegre/RS).

Confira abaixo um trecho do conto Futuros outonos:

“A cidade estava embaixo d’água quando ela ligou para avisar que chegaria em cinco minutos. Ele ergueu a persiana e se distraiu com o bonito efeito de faróis e sinaleiras dos carros passando na rua. Placas ambulantes de néon, as luzes se refletiam no asfalto, em um movimento nervoso entre freadas e buzinas. Talvez ela não tivesse demorado os cinco minutos anunciados, ele nem tinha se acomodado diante da janela quando ouviu um toque leve na campainha.

Ainda em dúvida sobre quem era, correu para abrir a porta. Era mesmo ela. Tirou a gabardina respingada de chuva e pediu que ele a pendurasse na área de serviço.

‘Esse tempo…’ ela disse, tirando do rosto a máscara de algodão e lhe entregando a capa molhada.” (p. 45)

Sobre o autor
Tailor Diniz tem 18 livros publicados, entre eles, Em linha reta, semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura (2015), Crime na feira do livro, traduzido para o alemão e lançado na Feira de Frankfurt em 2013, e A superfície da sombra, traduzido na Bulgária e adaptado para o cinema em 2017. É também roteirista, com prêmios nos festivais de Gramado e Brasília. Seu mais recente trabalho é como corroteirista da Série Chuteira preta [Dark Soccer], disponível em sistema de streaming na Amazon Prime. Seu livro Noturno em Punta del Diablo foi Finalista do 5º Prêmio Kindle de Literatura, 2020.

Porto-alegreanos
Tailor Diniz
102 p.
Editora Bestiário/Class
R$ 29,90
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s