Eleita nova diretoria da AGES

Chapa Preservar & Inovar foi eleita no dia 17 de dezembro para mandato de dois anos

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Em Assembleia Geral realizada na tarde de 17 de dezembro, foi definida a nova diretoria da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) para o biênio de 2023 – 2024. A nova gestão é composta pelas escritoras Liana Timm na presidência, Cátia Castilho Simon na vice-presidência cultural, Lilian Rocha na vice-presidência social, Manuela Lopes Dipp na vice-presidência administrativa, Maria Alice Bragança na diretoria de comunicação e Jane Tutikian na diretoria de integração universitária. Entre as iniciativas propostas pela nova gestão, destacam-se o Encontro Gaúcho de Escritores, a interiorização da associação, criação de intercâmbio com as universidades, publicação de textos de sócios escritores, ampliação da presença da AGES em feiras de livros do Rio Grande do Sul e aproximação com as comunidades literárias de outras regiões brasileiras.

Na ocasião, foi eleito também o Conselho Fiscal da AGES, composto por Joselma Noal, Gláucia de Souza, Christian David, Roberto Schmitt-Prym e Caio Riter.

Saiba mais sobre as seis novas integrantes da diretoria abaixo:

Presidente
Nascida em Serafina Correia, Liana Timm é cidadã de Porto Alegre, onde mantém seu atelier em permanente ebulição, ao mesclar manualidade e tecnologia, conceito e materialidade, história e contemporaneidade. As intensas vivências de Liana foram traduzidas em 76 exposições individuais (e outras 130 coletivas). Em sua trajetória, também foram produzidos 64 livros, sendo 18 individuais de poesia.

Vice-presidente Cultural
Cátia Castilho Simon é mestre em literatura brasileira e doutora em estudos da literatura brasileira, portuguesa e luso-africana pela UFRGS. Recebeu o prêmio Vianna Mog, em 2014. Conquistou o 1º lugar na categoria ensaio – UBE/RJ pelo livro Labirintos da Realidade – diálogo de Clarice Lispector com Machado de Assis. Publicou contos, ensaios e poesias em diversas coletâneas e periódicos. É co-organizadora e co-apresentadora do Digressões Clariceanas, veiculado pela Território das Artes, desde 2021. Integra o Mulherio das Letras/RS.

Vice-presidente Social
Lilian Rocha é Farmacêutica e Analista Clínica(UFRGS), especialista em homeopatia (ABH), musicista (Liceu Palestrina). É autora dos livros A Vida Pulsa: Poesias e Reflexões (Editora Alternativa, 2013), de Negra Soul, (Editora Alternativa, 2016) e Menina de Tranças (Editora Taverna, 2018). Coautora do livro Leli da Siva- Memórias: Importância da História Oral (2018). Membro da Coordenação do Sarau Sopapo Poético, Acadêmica da Academia de Letras do Brasil-Seccional-RS, Cadeira 49. Participante de inúmeras antologias poéticas brasileiras e portuguesas.

Vice-presidente Administrativo
Manuela Lopes Dipp
é poeta. Escreve e declama poemas desde criança. Nasceu e mora em Porto Alegre, RS, mas viveu a primeira infância em Florianópolis, SC. Cursou Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais na PUCRS, onde graduou-se, tendo atuado na área do Direito desde então. Desde julho de 2020 produz e coordena semanalmente o Sarau da Invencionática, realizado online, do qual participam poetas, músicos e atores de todo o Brasil e da Argentina. Em 2021 foi convidada por João Luiz de Souza, o João do Corujão, para realizar em conjunto um encontro virtual de saraus: Corujão da Poesia (RJ) e Sarau da Invencionática (RS), que teve 3 edições. Publicou poemas na Revista Escriba, Revista Gente de Palavra, na Coletânea Enluaradas II – Uma Ciranda de Deusas e na antologia No meio do fim do mundo.

Diretoria de Comunicação
Maria Alice Bragança
nasceu em Porto Alegre, RS. Jornalista, mestre em comunicação, redatora e editora de rádio e jornal, publica atualmente a coluna sobre livros Estante da Alice, no site da Rede Sina. Também foi professora de jornalismo e artes visuais. Tem poemas publicados em jornais, antologias nacionais e em Portugal, além dos livros individuais Quarto em Quadro (Shogun Arte, 1986) e Cartas que não escrevi (Casa Verde, 2019). Mantém, sem periodicidade, o blog Alice & Labirintos (alicelabirintos.blogspot.com) e participa do coletivo Mulherio das Letras. Seus poemas foram traduzidos para o espanhol e o inglês e publicados por revistas literárias, como Mallarmargens, Germina e In-Comunidade, entre outras. Em 2021, juntamente com mais de 100 escritores de 70 países, participou do Festival Internacional de Poesia – FIP Parque Chas – Luis Luchi 100 Años.

Diretoria de Integração Universitária
Jane Tutikian
possui graduação, mestrado e doutorado em Letras pela UFRGS, com ênfase em Literatura Portuguesa e Luso Africana, atuando principalmente com os seguintes temas: literatura, identidade e história. Ficcionista, recebeu vários prêmios literários, entre eles o Jabuti, concedido pela Câmara Brasileira do Livro. Realizou Pós-Doutorado PUCRS, foi diretora do Instituto de Letras, Vice-Reitora e Pró-Reitora de Coordenação Acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e patrona da Feira do Livro de Porto Alegre, na edição de 2011. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Avatar de Literatura RS
Literatura RS

2 respostas para ‘Eleita nova diretoria da AGES

Deixe um comentário