Sabrina Dalbelo faz leitor flutuar por entre os sentimentos em livro com ilustrações de Vanessa Alexandre
Edição: Vitor Diel
Foto: Gi Salles/Divulgação
Tem dias que o céu está limpo ou há nuvens leves, algumas parecem de algodão, e sol entra dançando pela janela. Tem outros que as nuvens estão mais pesadas, pode ficar nublado ou chover. E também tem os dias de tempestade, em que dá vontade até de se esconder.
Uma menina observa a mãe no passar dos dias e percebe que ela está ora nuvem leve, ora nublada, ora chovendo, assim como as nuvens se comportam no céu. Os sentimentos vividos pela mãe são vistos pela menina, que vai aprendendo a como lidar com essas passagens “do tempo”.
Minha mãe é uma nuvem, de Sabrina Dalbelo ilustra com sensibilidade e sutileza como a criança significa os sentimentos da mãe, reconhecendo-a como uma nuvem em constante mudança. As alterações de estado de espírito das pessoas que amamos são algo tão natural como a diversidade de nuvens no céu.
Este livro é sobre nuvens, mas também é sobre emoções e, por isso, sobre sentimentos. Nuvens leves, carregadas ou cheias de chuva se alternam no céu e está tudo bem, porque tudo passa e não existe nuvem perfeita. Com ilustrações de Vanessa Alexandre e edição de arte e coordenação editorial de Clô Barcellos, o livro tem lançamento no sábado, 12 de setembro, às 16 horas na Livraria Paralelo 30 (Rua Vieira de Castro, 48 – Porto Alegre/RS).
A autora explica como surgiu a ideia: “Essa história nasceu de um fôlego, numa tarde, para ser submetida a um prêmio literário, em 2023. No dia posterior, revisei com muito cuidado e ela não mudou quase nada desde então. Eu atribuo essa ‘fluidez de nascer’ ao fato de que eu fui uma criança que acompanhei muitas transições de sentimentos, inclusive de pessoas da família. Aprendi que ora uma pessoa pode acordar toda feliz, ora nem levantar da cama. O humor varia, assim como as nuvens. Isso vive em mim e percebi que acontece com todo mundo, basta perceber.”
Sobre a autora
Sabrina Dalbelo é gaúcha de Porto Alegre, servidora pública federal com formação em Direito e autora, entre outros livros, de Rasga-ossos (Penalux, 2020), finalista do Prêmio AGES Livro do Ano e do Prêmio Açorianos de Literatura, em 2021; de Ab Cena (Urutau, 2023), vencedor do Prêmio AGES Livro do Ano e Semifinalista do Prêmio Loba, em 2024; de O nome dela não importa (TAUP, 2024); e de Voltei para Buscar meus olhos (Impressões de Minas, 2024), vencedor do Prêmio AGES Livro do Ano, em 2025. Foi a Escritora Homenageada da 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves/RS (2021). Selecionada para o Projeto Autor Presente 2024/2025, fomentado pelas Secretarias Estaduais de Cultura e de Educação/RS, organizado pelo Instituto de Leitura Quindim. Selecionada para o Projeto Adote um Escritor 2026, da Secretaria de Educação de Porto Alegre/RS. Participou de oficinas de escrita com Marcelino Freire e atualmente estuda poesia com Pedro Gonzaga e faz a oficina de poesia Desvio, na Escola da Palavra.

Minha mãe é uma nuvem
Sabrina Dalbelo
24 p.
R$ 45
Libretos Editora
Apoie Literatura RS
Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.
