As mulheres que dão medo na literatura podem ser consideradas aquelas que produzem literatura fantástica, de horror, de terror, de realismo mágico, as insólitas, as de fantasia e as de mistério. Os nomes que são atribuídos a estas autoras são vários e esta discussão também faz parte das conversas teóricas propostas no curso ministrado por Lélia Almeida, nos dias 18 e 25 de maio, 1º, 8 e 15 de junho, às 18h, na Livraria Taverna em Porto Alegre (Rua Fernando Machado, 370 – Centro Histórico)
As inscrições já estão abertas e são feitas neste link.
O curso quer atualizar nomes e pontos de vista teóricos da Crítica Literária Feminista, aproveitando o momento em que várias dessas autoras voltam a ser estudas, publicadas, traduzidas e revisitadas. Neste módulo serão abordadas as obras das escritoras Silvina Ocampo, da Argentina; Elena Garro, do México; Rosário Ferré, de Puerto Rico, e Lina Meruane, do Chile. Para a leitura destes contos é importante proficiência de leitura em língua espanhola.
Sobre a ministrante
Lélia Almeida é escritora, Mestre em Literatura Brasileira, estudiosa de Literatura Latino-americana e coordenadora do Grupo de pesquisa permanente de literatura de mulheres em Porto Alegre e Brasília.
Curso Mulheres que dão medo: a literatura fantástica de autoria feminina na América Latina
Livraria Taverna (Rua Fernando Machado, 370 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS)
18 e 25 de maio, 1º, 08 e 15 de junho (sábados)
Das 18h às 20h
R$ 280 (à vista) ou R$ 300 (boleto, débito ou crédito)