Inscrições abertas para curso de extensão para criação de game sobre Qorpo Santo

Arte: Reprodução

Estão abertas as inscrições para a extensão universitária Poesia em Jogo: Interações com a Vida e Obra de Qorpo Santo. Promovida pela UFRGS, Unisinos e Instituto Estadual do Livro (IEL), com base na poesia de Qorpo Santo, o curso vai culminar em uma Game Jam, na qual as equipes inscritas produzirão um jogo inspirado na vida e obra do autor gaúcho. A iniciativa prevê quatro ações, ao longo de maio, junho, julho e agosto, com o objetivo de preparar os integrantes para o desenvolvimento do game.

O evento do Programa de Extensão Ludopoéticas: Criação de Jogos Digitais, da UFRGS, tem coordenação geral da Profª Drª Paula Mastroberti, do Instituto de Artes da universidade. Os três primeiros encontros serão realizados na sede do IEL (André Puente, 318) e o encerramento, na Unisinos Porto Alegre (Nilo Peçanha, 1600). A apresentação, no dia 7 de maio, terça-feira, das 17h às 20h, conta com o Prof.Dr. Luís Augusto Fischer, do Instituto de Letras da UFRGS, falando sobre a vida e obra do autor. Dia 6 de junho, quinta-feira, das 18h30min às 21h30min, ocorre uma oficina de criação textual poético-narrativa, com o Prof. Dr. Luciano Bedin da Costa, da Faculdade de Educação da UFRGS, em conversa com a poesia de Qorpo Santo. Já em 4 de julho, quinta-feira, Paula Mastroberti conduz oficina de criação artística para produção de conceitos gráfico-visuais de personagens, elementos e cenários. No dia 9 de agosto, sexta-feira, ocorre uma formação técnica com o Prof. Dr. João Ricardo de Bittencourt Menezes; finalmente, em 16 e 17 de agosto, sexta e sábado, tem vez a Game Jam Qorpo Santo em jogo.

Outras informações e inscrições neste link.

José Joaquim de Campos Leão, conhecido como Qorpo Santo, foi um dramaturgo, poeta, jornalista, tipógrafo e gramático brasileiro. Nasceu em 1829, em Triunfo, e mudou-se para Porto Alegre, onde estudou gramática e dedicou-se ao comércio. Durante algum tempo, foi professor do ensino público. Participou de modo atuante nas comunidades onde se estabeleceu, foi eleito vereador em duas ocasiões. A partir de 1862, surgiram os primeiros sintomas de distúrbio mental. Nesse ano, sua esposa Inácia Maria, com quem tivera cinco filhos, solicitou e conseguiu sua interdição judicial. Inconformado, Qorpo-Santo deu início a uma longa batalha médico-judicial para reaver seus direitos. Em 1868, viajou para o Rio de Janeiro e internou-se no Hospício Pedro para avaliações. O resultado do laudo atestou que o escritor estava apto a exercer sua profissão e gerir seus bens. Ainda assim, o juiz do processo que continuava correndo em Porto Alegre declarou-o insano e manteve a interdição. Diante das dificuldades financeiras que a interdição lhe causava, foi obrigado a diminuir a intensidade de suas atividades artísticas e comerciais. Morreu vítima de tuberculose, na capital gaúcha, em 1883.

Escreveu sua obra teatral no século XIX, mas suas peças só foram encenadas a partir da década de 1960. Boa parte da crítica teatral brasileira do período o considera precursor do Teatro do Absurdo. É do período em que era acometido por alucinações a maior parte de seus trabalhos, tendo produzido 16 peças, entre janeiro e maio de 1866. São de sua autoria: Ensiqlopédia ou Seis Mezes de Huma Enfermidade, obra em nove volumes, dos quais são conhecidos seis; As Relações Naturais, com prostitutas como personagens, fato incomum na época; Eu Não Sou Morte, e Mateus e Mateusa.

Curso de xtensão universitária Poesia em Jogo: Interações com a Vida e Obra de Qorpo Santo
De 7 de maio a 11 de agosto
Instituto Estadual do Livro (André Puente, 318) e Unisinos Porto Alegre (Nilo Peçanha, 1600), em Porto Alegre.
R$ 50,00 (o valor total recolhido será revertido em despesas de alimentação das equipes, durante a game jam).

Literatura RS

Uma resposta para “Inscrições abertas para curso de extensão para criação de game sobre Qorpo Santo

  1. Tenho grande interesse em participar… Mas, estarei fora do país em maio e até a metade de junho. Depois estarei em Porto Alegre! Seria possível minha participação? Aguardo retorno, agradecida, Izabel

    Enviado do meu iPhone

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s