Jéferson Assumção abre oficina Escrita Criativa em Três Dimensões em Porto Alegre

Técnica, criatividade e expressão são os três eixos trabalhados pelo escritor Jéferson Assumção em sua oficina “Escrita Criativa em Três dimensões”. Há quatro anos sendo realizada em Brasília, a oficina chega a Porto Alegre no mês que vem. Dia 4 de junho, Assumção abrirá uma nova turma, desta vez na capital gaúcha. O programa é semestral, com uma aula de três horas por semana, metade teórica e metade prática. Aborda desde as origens arcaicas da narrativa até as grandes transformações do século XX, apontando para seus rebatimentos na estrutura e na linguagem ficcional. As aulas ocorrerão nas terças-feiras, das 19h às 22h, numa sala de aula com três mil livros no bairro Rio Branco, em Porto Alegre.

A metodologia inclui, além de aulas, exercícios e debates sobre questões técnicas concernentes às artes da escrita, elementos filosóficos, sociológicos e antropológicos que estão por baixo das transformações das estruturas e da linguagem ficcional. Conforme o professor, a intenção da oficina é desenvolver no aluno um olhar mais abrangente sobre seu ofício do que simplesmente a mera aquisição de procedimentos técnicos. Com uma experiência de mais de dez anos na gestão cultural e de políticas de livro, leitura e literatura, Jeferson traz uma visão prática sobre os elementos do sistema literário atual, fortemente impactado pelas tecnologias digitais, apontando quais caminhos podem ser seguidos pelos escritores nestes novos tempos.

Para o professor, além de aprender como se escreve, é também importante compreender por que e para que escrever. Para isso, o professor articula conhecimentos que aliam a literatura à sua formação filosófica e experiência da gestão pública de cultura. No lugar de uma perspectiva industrial da escrita, voltada para a produção e o consumo em um mercado em transformação, a Oficina Escrita Criativa em Três Dimensões aborda a criação literária como arte e ofício, cujos fundamentos precisam ser dominados por quem escreve.

Para inscrições e outras informações, entre em contato: (51) 9 9221 8015, jassumcao@gmail.com.

Além de escritor com mais de 20 livros publicados, Jéferson Assumção foi diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura (MinC) e um dos responsáveis pela participação do Brasil em feiras do livro no Exterior, como a Feira de Frankfurt, na Alemanha, entre outras. Em 2015, coordenou a participação do Brasil como país homenageado no Salão do Livro de Paris. Foi secretário adjunto de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul de 2011 a 2014 e secretário municipal de Cultura de Canoas/RS.

Anúncios
Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s