Foto: Luis Ventura
Arte: Giovani Urio
Estão abertas, de 3 de junho a 9 de agosto, as inscrições para a terceira edição do concurso literário da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL), que este ano premia, além das categorias Melhor Livro de Poesia, Literatura Infantil e Tese ou Dissertação sobre Literatura Gaúcha, o Melhor Romance e o Melhor Livro de Narrativa Curta (conto ou miniconto).
O Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras, conferido anualmente, tem como objetivo destacar autores gaúchos que tenham obra consistente e de qualidade no cenário nacional, assim como promover a crítica literária sobre a literatura gaúcha.
O vencedor do prêmio de melhor livro de narrativa ficcional curta (conto ou miniconto) publicado nos anos de 2017 ou 2018, em primeira edição, receberá o Troféu Simões Lopes Neto. E o de melhor romance publicado nos anos de 2017 ou 2018, também em primeira edição, ganhará o Troféu Alcides Maya.
Será concedido o Troféu Carlos Urbim ao melhor livro de literatura para a infância, independente de gênero, de autor sul-riograndense publicado em 2018, em primeira edição. O melhor livro de poesia publicado no ano de 2018, em primeira edição, receberá o Troféu Alceu Wamosy. E para a melhor tese ou dissertação sobre literatura gaúcha em nível de mestrado ou de doutorado, que tenha como tema a obra de um autor sul-rio-grandense ou um texto literário escrito por autor do Estado (que tenha sido defendida nos anos de 2017 e 2018 em qualquer instituição de ensino superior do país), será entregue o Troféu Dyonélio Machado.
A inscrição deve ser realizada pelo autor ou por alguém que o represente, e exclusivamente pelo Correio, enviada para a sede da Academia (Rua dos Andradas, 1234, conj. 1002 – CEP 90020-008 – Porto Alegre/RS).
O regulamento do prêmio pode ser acessado no site da ARL.
Os troféus serão confeccionados pelo artista visual Lucas Strey. Na data da entrega dos prêmios, a ARL concederá o Troféu Academia Rio-Grandense de Letras – Escritor do Ano a um escritor ou escritora cuja obra seja reconhecida pela qualidade e amplitude, independente de gênero literário a que se dedique. Nas edições passadas foram homenageados Luis Fernando Verissimo e Armindo Trevisan.
Sobre a Academia Rio-Grandense de Letras
A ARL, fundada em 1901, é composta de 40 membros, eleitos por critérios de mérito literário e relevância na cena literária gaúcha. Sua sede preserva uma pinacoteca com obras doadas e uma biblioteca com livros de escritores do Estado, além de documentos de memória da instituição.
Da assessoria