Jornada de Literatura de Passo Fundo: só em 2020

Texto e edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de upf.br

Em comunicado publicado no site da Universidade de Passo Fundo e nas redes sociais na manhã de segunda-feira, 15 de julho, a organização da 17ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo e da 9ª Jornadinha Nacional de Literatura noticia que os eventos agendados para ocorrerem de 30 de setembro a 4 de outubro serão adiados.

A nota não estipula novas datas, mas alerta que a Universidade e a Prefeitura de Passo Fundo pretendem realizar as próximas edições no primeiro semestre de 2020.

Um dos organizadores da Jornada e da Jornadinha, Miguel Rettenmaier, falou exclusivamente ao Literatura RS sobre a resolução. Segundo Rettenmaier, a organização avalia readequar o orçamento dos eventos para que seja adaptado à realidade do País, assegurando a realização no ano que vem. Para isso, já estão em tratativas com as empresas previstas como patrocinadoras em 2019 para que continuem em 2020. A decisão não altera, no entanto, o trabalho em processo de execução com a formação de leitores nas escolas da região.

“A comunidade espera pela Jornada e já está envolvida com as obras dos escritores que estarão aqui no primeiro semestre de 2020. Não há cancelamento, mas uma reorganização de cronograma. Nada se altera, será mantido o mesmo acervo de obras e autores com os quais a comunidade tem trabalhado em 2019”, explica.

Confira a íntegra da nota oficial abaixo.

“A Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura de Passo Fundo têm, ao longo da história, marcado as suas ações pelo trabalho conjunto desenvolvido em prol da educação, da cultura e do desenvolvimento da comunidade.

Nesse sentido, despenderam expressivos esforços a fim de garantir a realização de mais uma edição das Jornadas Nacionais de Literatura, no entanto, a conjuntura econômica nacional impõe um cenário de contenção e exige restrições de investimentos em atividades nas mais diferentes áreas.

Assim, a 17ª edição da Jornada Nacional de Literatura e a 9ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura, previstas para o período de 30 de setembro a 4 de outubro de 2019, serão postergadas.

As instituições pretendem realizar a movimentação literária no primeiro trimestre de 2020. A realização, no entanto, depende da autorização do governo federal para que os recursos liberados via Ministério da Cidadania possam ser utilizados no ano que vem.”

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s