Texto e edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de upf.br
Em comunicado publicado no site da Universidade de Passo Fundo e nas redes sociais na manhã de segunda-feira, 15 de julho, a organização da 17ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo e da 9ª Jornadinha Nacional de Literatura noticia que os eventos agendados para ocorrerem de 30 de setembro a 4 de outubro serão adiados.
A nota não estipula novas datas, mas alerta que a Universidade e a Prefeitura de Passo Fundo pretendem realizar as próximas edições no primeiro semestre de 2020.
Um dos organizadores da Jornada e da Jornadinha, Miguel Rettenmaier, falou exclusivamente ao Literatura RS sobre a resolução. Segundo Rettenmaier, a organização avalia readequar o orçamento dos eventos para que seja adaptado à realidade do País, assegurando a realização no ano que vem. Para isso, já estão em tratativas com as empresas previstas como patrocinadoras em 2019 para que continuem em 2020. A decisão não altera, no entanto, o trabalho em processo de execução com a formação de leitores nas escolas da região.
“A comunidade espera pela Jornada e já está envolvida com as obras dos escritores que estarão aqui no primeiro semestre de 2020. Não há cancelamento, mas uma reorganização de cronograma. Nada se altera, será mantido o mesmo acervo de obras e autores com os quais a comunidade tem trabalhado em 2019”, explica.
Confira a íntegra da nota oficial abaixo.
“A Universidade de Passo Fundo e a Prefeitura de Passo Fundo têm, ao longo da história, marcado as suas ações pelo trabalho conjunto desenvolvido em prol da educação, da cultura e do desenvolvimento da comunidade.
Nesse sentido, despenderam expressivos esforços a fim de garantir a realização de mais uma edição das Jornadas Nacionais de Literatura, no entanto, a conjuntura econômica nacional impõe um cenário de contenção e exige restrições de investimentos em atividades nas mais diferentes áreas.
Assim, a 17ª edição da Jornada Nacional de Literatura e a 9ª edição da Jornadinha Nacional de Literatura, previstas para o período de 30 de setembro a 4 de outubro de 2019, serão postergadas.
As instituições pretendem realizar a movimentação literária no primeiro trimestre de 2020. A realização, no entanto, depende da autorização do governo federal para que os recursos liberados via Ministério da Cidadania possam ser utilizados no ano que vem.”