Natalia Borges Polesso lança seu primeiro romance em Caxias e Porto Alegre

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Para marcar o lançamento de Controle, sua estreia no gênero romance, Natalia Borges Polesso promove duas sessões de autógrafos nesta semana, no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira, dia 19, a autora encontra seus leitores em Caxias do Sul, a partir das 19h, na Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Dr. Montaury, 1570 – Centro). No sábado, 20, Natalia participa de um bate-papo com Nanni Rios e Luisa Geisler a partir das 17h30min, na Livraria Baleia (Rua Cel. Fernando Machado, 85 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS).

Conhecida por sua escrita ritmada, informal e envolvente, Natalia Borges Polesso apresenta, em Controle, uma narrativa impactante sobre relações homoafetivas entre mulheres, o poder do desafio e, acima de tudo, as escolhas que precisam ser feitas para que as pessoas se tornem quem elas querem ser. Mesclando citações de letras da banda New Order em seu texto, a autora escreve um romance geracional que permanecerá na mente do leitor.

A protagonista, Nanda, é epilética. Descobriu o transtorno ainda na infância, depois de uma queda de bicicleta, e sua vida nunca mais foi a mesma. Cercada de cuidado pelos pais, com medo de crescer e sair da casca protetora fornecida por sua condição, ela evita ao máximo o contato humano — exceto pela amiga, Joana. Mas compartilhar o que acontece na vida de outra pessoa não é como viver junto dela. Nanda se pergunta até quando conseguirá manter a rotina morna que leva. Porém, seu dia a dia será posto em xeque quando ela finalmente se der conta de que não viveu.

“Raros escritores transitam com a mesma desenvoltura entre o conto e o romance. Natalia Borges Polesso é um desses casos. Autora do premiado Amora, ela faz em Controle a sua primeira incursão pelo romance, e o resultado é uma narrativa bela, potente e transformadora.” — Carola Saavedra

Sobre a autora
Natalia Borges Polesso é doutora em teoria da literatura. Publicou Recortes para álbum de fotografia sem gente (2013), Coração à corda (2015), Pé atrás (2018) e Amora (2015), livro vencedor do Prêmio Jabuti 2016, em que explora as nuances das relações homoafetivas entre mulheres. Em 2017, foi selecionada para a coletânea chilena Bogotá39. A autora tem seu trabalho traduzido para o inglês e o espanhol e sua obra está publicada em diversos países.

Controle
Romance
Natalia Borges Polesso
176 pp.
14 cm X 21 cm
978-85-3593-224-9
Companhia das Letras

Com informações da editora

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s