Adaptação em HQ de Gilmar Fraga para clássico de Erico Verissimo ganha mostra em Porto Alegre

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

De 24 de julho a 17 de agosto, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo recebe a exposição O Continente em três tempos: do romance ao quadrinho, 70 anos de história. A mostra apresenta as artes originais de Gilmar Fraga para a adaptação feita por ele e pelo jornalista Carlos André Moreira sobre a obra O Continente, primeira parte da trilogia O tempo e o vento, de Erico Verissimo, publicada em 1949. A série foi veiculada em 34 edições do Caderno de Cultura do jornal Zero Hora, em 2005. A exposição pode ser visitada de terças a sextas, das 10h às 19h, e sábados, das 11h às 18h, na Sala O Arquipélago do CCCEV (Rua dos Andradas, nº 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS). A entrada é gratuita.

As ilustrações apresentam as técnicas de nanquim, aquarela e digital. A mostra tem curadoria de Marcia Ivana de Lima e Silva, professora titular do Instituto de Letras da UFRGS.

Sobre os autores

Gilmar Fraga é ilustrador, caricaturista e artista plástico premiado em salões de humor nacionais e internacionais. Desde 1996, trabalha com ilustração editorial para a Zero Hora, onde hoje ocupa a função de editor assistente de arte. Já recebeu reconhecimento na área jornalística com  Awards of Excellence no 29º Best of Newspaper Design, nas categorias caricatura e portifólio pela SND (Society for News Design)- Boston, EUA e o Prêmio Excelência Jornalística pela Sociedade Interamericana  de Imprensa (SIP) na Categoria Caricatura – Madrid, Espanha. Também se dedica ao desenho de humor, caricaturas e ilustrações para livros que também lhe renderam prêmios dentro e fora do País. Como artista plástico iniciou sua trajetória ainda na adolescência e participa de diversos projetos de artes visuais.

Carlos André Moreira nasceu em São Gabriel em 1974. É jornalista formado pela UFRGS e atua como crítico literário e editor no Segundo Caderno de Zero Hora. Cursou mestrado em Literatura Portuguesa pela UFRGS. Publicou o romance Tudo o Que Fizemos (2009) e já teve contos incluídos nas revistas Coyote e Etc e nas antologias Contos Comprimidos, Ficção de polpa: Crime!, Ficção de Polpa: Aventura! e O Que Resta das Coisas.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s