Recriações e reinvenções em lançamento de Maristela Deves

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Diogo Sallaberry

Chapeuzinho Vermelho levando doces diet para a vovozinha? Bela Adormecida sendo acordada porque o príncipe não aguenta mais os seus roncos? De onde o vovô Guilherme tirava a ideia de modificar os contos de fadas? Era isso o que Leninha sempre perguntava, ao que o avô respondia: “Foi assim que tudo aconteceu”. Leninha achava graça. Afinal, contos de fadas são apenas histórias inventadas… ou não?

É nesse clima que se desenrola a história de O baú dos contos de fadas, sexto livro da escritora Maristela Scheuer Deves, que tem lançamento no sábado, dia 24 de agosto, das 10h às 13h, na Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Dr. Montaury, 1570 – Centro, Caxias do Sul/RS).

Na trama, a personagem Leninha adora as histórias do avô, Guilherme (mesmo nome, aliás, de um dos avôs da autora, que era um grande contador de “causos”). O problema é que ele sempre conta as histórias de uma maneira toda própria, levando a menina a indagar-se sobre a fonte da criatividade do avô – e sobre a própria origem das histórias. 

Livro de Maristela Scheuer Deves abre o baú de
novas possibilidades criativas. Foto: Diogo Sallaberry

“Todo mundo sempre pergunta de onde vêm as histórias. Juntando isso ao fato – que sempre achei muito curioso – de eu ter avôs e bisavôs chamados Guilherme e Jacó, como os Irmãos Grimm, surgiu a ideia que fundamenta o livro. Existem muitas recriações dos contos de fadas e eu quis fazer a minha”, antecipa Maristela, que desde criança gostava de recontar as histórias que lia, fazendo, claro, adaptações.

Embora tenha estreado na literatura com um romance policial (A culpa é dos teus pais, de 2010), a partir de 2011 Maristela dedicou-se à literatura infantil e infanto-juvenil, tendo lançado anda O caso do buraco (2011), Os deliciosos biscoitos de Oma Guerta (2013), Uma cidade desassombrada (2014) e O sumiço das bergamotas (2018).  A literatura infanto-juvenil é também tema de seu projeto de mestrado em Letras/Escrita Criativa, na PUCRS.

O livro O baú dos contos de fadas conta com financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) de Caxias do Sul e apoio cultural das empresas Marcopolo e Banco Moneo. As ilustrações são de Ernani Carraro (já premiado pelo Açorianos e pelo Prêmio AGES), e a produção cultural é de Cristina Nora Calcagnotto. 

O baú dos contos de fadas
Maristela Scheuer Deves
Ficção
80 p.
14 m x 21 cm
978-85-9464-0345
R$ 35

Da assessoria

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s