Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio
Na próxima sexta, 13 de setembro, profissionais do livro reúnem-se em Porto Alegre para conversar sobre alguns dos cases mais bem sucedidos que estão impactando suas comunidades e reescrevendo o mercado editorial brasileiro. O 11º Seminário O Negócio do Livro acontece das 9h às 18h, no Auditório do Campus Unisinos de Porto Alegre (Av. Dr. Nilo Peçanha, 1600) e vai apresentar iniciativas que podem inspirar editores, livreiros, divulgadores e demais profissionais da área editorial.
Entre os convidados, estão Daniel Lameira, editor da Antofágica; Tiago Pavan, criador da Livraria 30 por Cento; Josélia Aguiar, atual diretora da Biblioteca Mario de Andrade; Pedro Pacífico, do canal @Book.ster; Cauê Seignemartin Ameni, editor da Autonomia Literária e um dos responsáveis pelo barco pirata da FLIPEI; João Varella, fundador da editora Lote42 e criador da Banca Tatuí, e Ivan Pinheiro Machado, editor da L&PM e dono da livraria Pocket Store.
Já no dia anterior, 12 de setembro, a partir das 10h, a Feira do Livro vai reunir mais de vinte editoras independentes com descontos a partir de 20%. A Feira tem entrada gratuita.
As inscrições para o seminário são feitas através deste link. O evento é uma realização do Clube dos Editores do RS. Confira a programação completa abaixo.
8h30min
Credenciamento e welcome coffee
9h
Abertura
9h45min
Reescrevendo a forma de incentivar a leitura
Com Pedro Pacífico
O advogado por trás do canal de livros da internet que mais rápido cresce, apenas advogando pela leitura como hábito, se tornou um grande influenciador com o @Book.ster.
10h30min
Rescrevendo as práticas de um pequeno livreiro
Com Tiago Pavan
Engenheiro, produtor de cinema e criador da Livraria 30PorCento, que com apenas dois funcionários é o marketplace mais bem rankeado da Amazon e reinventou o modelo de pequena livraria.
11h30min
Rescrevendo a maneira de publicar os clássicos
Com Daniel Lameira
Ex-editor na Aleph e na Intrínseca, está à frente da Antofágica, cujo projeto é republicar os clássicos em novas roupagens e edições.
12h30min
Intervalo
14h
Reescrevendo a curadoria e a participação em eventos literários
Com Josélia Aguiar e Cauê Seignemartin Ameni
Josélia é jornalista, ex-curadora da FLIP, atual diretora da Biblioteca Mário de Andrade em São Paulo. Cauê é editor da Autonomia Literária, é o cara por trás do barco pirata da FLIPEI.
15h
Reescrevendo o seu lado do balcão
Com Ivan Pinheiro Machado
Editor da L&PM, em 2019 resolveu empreender como livreiro, e abriu a PocketStore, pequena livraria de rua em Porto Alegre.
16h
Intervalo
16h30min
Reescrevendo os limites de uma editora independente
Com João Varella
Fundador da editora Lote 42 e criador da Banca Tatuí, que transformou uma velha banca de jornais em São Paulo em um ponto de venda de livros de editoras independentes, e da Sala Tatuí, uma espaço para encontros e livraria que funciona com hora marcada.
17h30
Encerramento
Com informações de assessoria