Curso gratuito sobre escrita criativa com Cristiano Baldi em Porto Alegre

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Tatieli Sperrey

Colinas como elefantes brancos, de Ernest Hemingway, foi publicado pela primeira vez em 1927 e surpreende até hoje pela atualidade da forma. O conto tem uma construção aparentemente simples, mas possibilita análises profundas de seus elementos constitutivos – uma ótima ferramenta para discussões introdutórias em Escrita Criativa. Um narrador próximo da câmera, com quase nenhuma onisciência, levanta, a partir de suas rígidas regras internas, questões que influenciam e determinam o tratamento do tempo, a ambientação, a caracterização e a exposição do enredo. O que Hemingway consegue com este trabalho é uma economia absoluta, bem ao seu gosto, em que mesmo o conteúdo que nos parece gratuito é imprescindível para a obtenção do efeito.

O curso Narrativa como elefantes brancos: Escrita Criativa a partir de Hemingway pretende discutir o ensino da escrita de ficção, texto, subtexto, elementos narrativos e outros temas nos dias 17, 19, 24 e 26 de setembro na Sala Sergio Napp 2 da Casa de Cultura Mario Quintana (R. dos Andradas, 736 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS), das 9h30min ao meio-dia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.

A atividade integra o ciclo de capacitações e cursos de setembro do programa RS Criativo da Secretaria de Estado da Cultura.

Sobre o ministrante
Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, é mestre e doutor em Escrita Criativa na mesma universidade. Escritor, finalista do Prêmio São Paulo de Literatura de 2018 com o romance Correr com Rinocerontes. Teve adaptações para o teatro pelo grupo paulista Cemitério de Automóveis. Roteirista de Elvis e o Cometa, minissérie para a televisão que ganhou o prêmio FicTV, do Ministério da Cultura. Dirigiu, roteirizou e exerceu funções diversas em curtas-metragens e videoclipes musicais. Ministra cursos e oficinas de literatura e de roteiro cinematográfico.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s