Fátima Farias lança livro de poemas no Sarau Mel e Dendê

Texto: Assessoria
Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto de Marco Nedeff

A poeta, compositora e ativista social Fátima Farias lança seu primeiro livro individual. Em Mel e Dendê, a autora reúne poemas e alguns sambas, talento que herda de seu pai, o também compositor e poeta Estanislau Farias. Fátima bebeu nas fontes da poesia brasileira até que encontrou uma roda de poesia negra e, a partir daí, firmou sua própria identidade.

A autora, de múltiplos talentos, também é uma cozinheira de mão cheia. E assim conquista o coração e o estômago de quem a conhece. Na busca de suas origens, luta por um mundo melhor. Seu trabalho neste livro traz mulheres livres e a sua luta para sobreviver diariamente. De volta em volta, Fátima também chegou ao Slam. E o ritmo contemporâneo aparece em sua poética. Foi buscar também em suas paixões o que chamamos de amor romântico. E escreve igualmente sobre o amor incondicional. O amor fraternal. O amor às causas. O amor em sua essência.

A professora e poeta Ana Dos Santos observa, no prefácio de Mel e Dendê, que os versos afiados de Fátima cortam como lâmina a realidade aparente. “Fátima Farias foi buscar em África uma palmeira que produz um óleo chamado dendê! Vem do dendezeiro. O azeite que melhora tudo. Lubrifica nossas arestas, nossas articulações, dá liga aos alimentos e frita nossos inimigos no fogo amigo. Nos prepara para as batalhas diárias que temos que enfrentar”, escreve a poeta.

O lançamento do primeiro livro solo de poemas de Fátima Farias acontecerá no Coletivo Casa de Joana (Rua General Lima e Silva, 1332 – Cidade Baixa, Porto Alegre/RS), dia 13 de março, sexta-feira, a partir das 18h, com a estreia do Sarau Mel e Dendê. O evento contará com a presença de poetas e músicos que interpretarão poemas e sambas da autora, como Guaíra Soares que cantará Mestre; Wal Gonçalves, Nosso Caso eMaria do Carmo Carneiro, Sem despedida. E também com parcerias em composições: Renata Pires, Reza da Preta Velha (letra e melodia de Fátima Farias e Mamau de Castro); Kyzzy Barcelos, Um perfeito Amor (letra de Fátima Farias e melodia de Vladimir Rodrigues) e Renato Borba, Briguei com a Poesia (letra de Fátima Farias e melodia de Renato Borba).

Sobre a autora
Fátima Regina Gomes Farias é poeta, compositora e ativista social. Nasceu em Bagé/RS, filha de Estanislau Farias e Maria de Lourdes Gomes Farias. Tem como profissão a gastronomia inspirada na cozinha tradicional com temperos e ingredientes orgânicos. Participa dos grupos Sopapo Poético, Afrogueto Urbano e Gente de Palavra. Em rodas de samba, interpreta suas obras autorais. É uma mulher em movimento, que luta pela visibilidade da arte negra. Participou, no Sopapo Poético, da coletânea Pretessência (Libretos, 2016).

Mel e dendê
Fátima Farias
104 p.
12 x 17cm
978-85-5549-064-4
R$32
Libretos

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s