Revista O Dilúvio tem seu acervo digitalizado

Periódico do início dos anos 2000 fez história com cobertura cultural

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Mais de 10 anos após sua última edição impressa, a revista O Dilúvio anuncia a digitalização de todo seu acervo. Em 12 de agosto, às 20h, será feita uma live no Instagram @odiluvio para marcar o lançamento do novo portal, que faz parte do projeto contemplado no edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, com verba da Lei Aldir Blanc e parceria do Governo do Estado com a Fundação Marcopolo. “Todas as 16 edições lançadas entre 2003 e 2010 poderão ser conferidas na íntegra, com material raro e até inédito”, explica Tiago Jucá, editor “Manda-Chuva” da revista que não chove no molhado.

No dia 10 de agosto, às 20h, o perfil realiza uma live com Wladimir Ungaretti, professor aposentado de jornalismo da UFRGS e ex-colunista da revista, antecipando a live de lançamento do portal, no dia 12.

A revista O Dilúvio foi um periódico cultural independente que encartava CDs, livros e DVDs de artistas de todo o Brasil, com distribuição na região metropolitana do Estado e diversas capitais do país. Praticando valores módicos de venda dos encartes, distribuindo a revista avulsa gratuitamente, utilizando softwares livres e papel reciclado, propagava bandeiras como licenças livres de cultura, ecologia e economia solidária, entre muitas outras.

“O resgate de seu conteúdo, através desta digitalização, é vital para preservar parte da memória da cultura e diversidade do comportamento jovem no início do século XXI na capital gaúcha e região metropolitana, naquele período de início das redes sociais, quando o impresso ainda tinha força”, informa Fernando Gomes, um dos produtores do projeto. Segundo Jucá, aos poucos serão disponibilizadas novidades: “Por enquanto já estamos publicando a agenda cultural gaúcha em nosso Instagram, oportunizando espaço em especial para a cena artística independente”.

Ainda na equipe desta retomada está Diego Nienow, designer e programador, responsável pelo processo de digitalização e confecção do portal.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s