Minha rotina: Fernanda Bastos

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Jornalista e escritora, Fernanda Bastos estreou na literatura em 2018 com Dessa Cor, coleção de poemas que equilibra habilidade estética e engajamento político ao debruçar-se sobre o passado e o presente dos corpos negros e das mulheres em uma sociedade profundamente segregada e violenta. É editora-geral da Figura de Linguagem e também servidora pública estadual. Mestra em Comunicação e Informação (Fabico), formada em Letras pela Ufrgs e Comunicação Social pelo IPA , é colunista de Literatura RS e a segunda convidada a compartilhar o seu cotidiano na série Minha rotina. Confira abaixo o resultado dessa conversa!

Você tem uma rotina para escrita? Você escreve diariamente?
Escrevo diariamente, mas não necessariamente escrevo poesia todos os dias. Trabalho com texto escrito em minha rotina de jornalista e editora, mas justamente por meu dia se dividir entre essas tarefas, muitas vezes a escrita de poesia escapa. Chego a ficar alguns ciclos sem escrever poesia, o que me angustia bastante.

Você elabora algum planejamento para a produção dos seus livros?
Geralmente quando penso que tenho uma obra para publicação já possuo um conjunto grande de textos. Bem antes chegam as ideias que eu tento executar como um desejo ou um plano. Inicialmente é a ideia de um livro, uma obra que eu gostaria de executar. Algumas ideias eu alimento e desenvolvo, deixando para ler e editar bastante depois. Outras tento executar e abandono. Outras eu deixo por muito tempo para reflexão. E outras seguem em um canto distante que nem eu alcanço para conseguir desenvolver.

Foto: Luiz Maurício Azevedo

O que você faz para distrair-se do trabalho da escrita?
Geralmente me programo para escrever e tenho um tempo específico, de modo que não busco me distrair. Quando finalmente consigo mergulhar na escrita, sobra pouca vontade de buscar distração e até um receio de perder o fio da meada ou de ter minha escrita engolida pelas demandas das rotinas domésticas e de trabalho.

Qual plataforma ou editor de texto você utiliza para escrever? Por quê? E como organiza os arquivos?
Utilizo open office, mas costumo enviar meus textos por e-mail para mim mesma, porque já tive alguns problemas com PCs que me fizeram perder muito material. Uso bastante o editor do Google, pois me dá a segurança de ter o trabalho salvo quando estou em trânsito ou longe do meu PC. Escrevo bastante em papel também, costumo carregar cadernetas e deixá-las em todos os cantos da casa, na bolsa, por tudo.

O que um escritor precisa para escrever?
Saúde mental estável. Parece óbvio, mas, tendo em vista que problemas mentais costumam ser romantizados em trajetórias artísticas, valorizo muito a busca da saúde mental ou do tratamento das doenças quando já instaladas. O fluxo de preocupações, tanto financeiras quanto com relação à saúde das pessoas que amamos – sobretudo nesses dias – pode levar ao esgotamento, a posturas agressivas e delirantes, que só atrapalham as carreiras. Uma fonte de salário e um ambiente de trabalho saudável são muito importantes nessa construção, embora seja raro garantir que o primeiro venha acompanhado do segundo.

O que você está escrevendo no momento?
No ano passado concluí o processo de escrita do meu segundo livro e desde então tenho trabalhado na leitura de textos que me mobilizem para movimentos e exercícios de experimentação de formas que me interessam para trabalhos futuros. É uma busca. Estou produzindo ainda os ajustes no texto final da minha dissertação. Também estou trabalhando sobre o programa de um curso – que devo para uma amiga desde o início do ano – pensado a partir da leitura de autoras que me mobilizam para reflexões sobre o feminismo, a política dos corpos, outras linguagens artísticas e a literatura.

Dessa cor
Fernanda Bastos
Poesia
60 p.
14,8 x 21 cm
Figura de Linguagem

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s