Uma luta, um povo

Livro de Angela Maria Xavier Freitas apresenta para os pequenos leitores a resistência dos povos originários do Brasil

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

A história de uma indígena da etnia guarani que descobre no conhecimento uma ferramenta de luta pelos direitos dos povos originários. Esta é a sinopse de Jerá Poty, livro de Angela Maria Xavier Freitas que resgata o histórico de luta e resistência de sua comunidade guarani — mesma ascendência da autora. A obra, que tem prefácio de Yguarê Yamã, está disponível diretamente com a autora.

Jerá Poty carrega o espírito engajado e ativista da autora, que, além de escritora, é professora e presidenta do Clube Literário de Gravataí. Com ilustrações de Samara Kolhrausch, a obra é direcionada para o público infantil e educadores dispostos a repensar a conscientização tradicionalmente oferecida pelo ensino brasileiro sobre os povos originários, ainda repleto de estereótipos.

Sobre a autora
Angela Maria Xavier Freitas é natural de Porto Alegre/RS. Escritora, pesquisadora, poeta e professora, possui descendência africana e também ascendência indígena. Graduada em Letras com Especialização em História e Cultura Afro-brasileira e Etnologia Indígena. Também atua como diretora de teatro estudantil, tendo recebido em 2018, em um Festival Estudantil no Rio Grande do Sul, o troféu Desconstrução da História Oficial com a esquete Lanceiros Negros. Autora dos contos infantis O Lanceirinho Negro, O Lanceirinho Negro/Herança de Porongos e Jerá Poty, suas obras abordam temáticas ligadas à representatividade e combate ao racismo. Teve sua obra O Lanceirinho Negro contemplada pelo edital da Fundação Marcopolo em 2021, com recursos da lei Aldir Blanc, distribuindo a obra em diversas escolas da região metropolitana de Porto Alegre. É integrante dos coletivos professoras pretas e Educação antirracista do Rio Grande do Sul. Atualmente ocupa o cargo de presidente Clube Literário de Gravataí. É integrante do Coletivo de Escritores Negros.

Jerá Poty
Angela Maria Xavier Freitas; ils Samara Kolhrausch
12 p.
Edição independente
R$ 25

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s