Além do isolamento

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Iniciativas online mantêm viva a mobilização pela literatura durante a quarentena

Com as recomendações sanitárias para evitar o aumento de casos de COVID-19, e o estabelecimento de uma quarentena ainda sem previsão de término, as atividades ligadas à cultura sentiram fortemente os efeitos da pandemia do novo coronavírus. Dada a natureza agregadora das expressões artísticas e culturais, livrarias, editoras, casas de cursos e escritores têm buscado intensivamente os ambientes virtuais para seguir mobilizando leitores e interessados em escrita, leitura e livros.

Literatura RS selecionou algumas iniciativas profissionais do Rio Grande do Sul voltadas para o público que, em função da quarentena, subitamente viu-se carente de opções ligadas à literatura e que transcorrem agora nas plataformas digitais. Confira!

+ A escritora Gláucia de Souza reativou seu blog Alecrim publicando agora crônicas inspiradas pela quarentena. Reflexões sobre as novas possibilidades de relação com o espaço urbano submetido à reclusão forçada são o destaque.

+ A poeta Angélica Freitas começou a transmitir exercícios de escrita ao vivo pelo Facebook. No primeiro episódio, o público foi convocado a participar de uma dinâmica de criação inusitada entre dois objetos.

+Nanni Rios, responsável pela Livraria Baleia, tem transmitido lives diárias de conversas com convidadas. A estreia ocorreu com a escritora Natalia Borges Polesso. Poeta, editora e colunista de Literatura RS, Fernanda Bastos também já participou.

Ana Paula Cecato, colunista de Literatura RS, tem publicado em seu Instagram comentários e recomendações de leitura de livros para todos os públicos e gostos.

+ Atena Beauvoir, educadora, escritora e colunista de LRS, segue com seu grupo de whatsapp Voz de Atena, em que a autora lê seus textos inéditos. Para participar, basta enviar nome completo e cidade pelo whatsapp
(51) 993601059.

+ Contação de histórias, músicas e atividades lúdicas que envolvem a família e divertem durante a quarentena domiciliar no canal Todxs contra o Coronavírus do Instituto Quindim. Escritores, educadores, contadores de histórias, psicólogos e artistas são convidados a enviar seus vídeos de até 45 minutos, nos formatos .avi, .mov ou .mp4 para o e-mail quindimcontracoronavirus@gmail.com.

+ Revista digital dedicada à literatura de autoria gaúcha, a Sepé nasceu no início de março, antes da pandemia de COVID-19 afetar a rotina do Rio Grande do Sul, mas, de qualquer forma, seus conteúdos são gratuitos e seguem online com contos, poemas e artigos sobre literatura e cultura.

+Em sua página no Facebook, o Instituto Estadual do Livro tem liberado acesso gratuito aos livros publicados pelo instituto ao longo dos anos. Telmo Vergara, Ivo Bender e Armindo Trevisan são os autores com obras já disponibilizadas.

+ Com o avanço da pandemia e o cancelamento dos eventos em sua loja, a Livraria Taverna continua a vender normalmente através dos canais digitais. A compra de livros pode ser feita por telefone, pelo whatsapp e pelo site. A entrega é feita de bicicleta e motoboy para clientes de Porto Alegre e via Correios para todo o Brasil.

+ A Oficina Escrevendo poesia e letras de música da Metamorfose Cursos traz uma combinação perfeita para quem gosta, quer escrever ou já escreve poesia. A atividade é ministrada por Rafael Figueiredo e transcorre em ambiente online a partir de 10 de abril. As inscrições estão abertas no site.

+ A Quadro Amarelo – Plataforma de Escrita Criativa oferece 20% nas mensalidades à vista e 10% a prazo no Curso Online de Escrita Criativa com Jeferson Assumção e Luiz Antonio de Assis Brasil, exclusivamente para apoiadores de Literatura RS. Para desfrutar do benefício, apoie LRS.

Caso você tenha um projeto em desenvolvimento nas plataformas digitais, ou saiba de algum que não esteja neste mosaico, e queria divulgá-lo em nossa rede, entre em contato pelo formulário abaixo.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s