Filipe Smidt Nunes fala sobre o olhar animal na literatura em palestra online

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

O Projeto de Extensão em Direitos Animais do IPA, conhecido por seus eventos presenciais aos sábados, vem promovendo, desde 20 de abril, a WebConf Direitos Animais IPA 2020, disponibilizando uma palestra ao dia no canal “Direitos Animais e Veganismo” no Youtube, com temáticas interdisciplinares ligadas à causa animal. Os vídeos são gravados pelos convidados diretamente de suas casas, em razão do período de distanciamento social. No sábado, 16 de maio, será publicada palestra com o escritor Filipe Smidt Nunes, com o tema “Perspectiva Animal na Literatura e na Criação Literária”, na qual o palestrante expõe como é produzir literatura sobre a matéria, a forma como a literatura retratou os animais no decorrer dos anos, e contextualiza os escritos com conceitos hoje debatidos em Direito Animal, além de trazer algumas dicas de leitura.

Após mediar a mesa de discussão intitulada “Do que escrevemos quando escrevemos sobre animais” na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre, na companhia das escritoras Ana Mello e Sinara Foss, do escritor Luiz Maurício Azevedo e da advogada Bianca Pazzini, Filipe segue desenvolvendo o tema a partir do olhar animalista, abordando textos de autores reconhecidos, como os prêmios Nobel de Literatura Juan Ramón Jiménez, Isaac Bashevis Singer, Olga Tokarczuk e Ernest Hemingway, além de escritores nacionais, caso de Machado de Assis, Graciliano Ramos, João Guimaraes Rosa e Carolina Maria de Jesus.

Pretendendo demonstrar como os animais foram tratados por diversos gêneros literários, o escritor apresenta contos, crônicas, narrativas longas e poesia em prosa, elencando como a literatura pode contribuir com a evolução dos Direitos Animais. Traz, da mesma forma, outras dicas de leitura para que o público possa refletir sobre o tema.

Filipe Smidt Nunes, autor do livro Histórias não contadas nos almoços de domingo, publicado pela Editora Metamorfose, em cuja seleção existem contos que tratam sobre o olhar animal, participou também com textos sobre a temática nas antologias Minicontos de Amor e Morte (Editora Metamorfose) e do e-book gratuito Natal. Como escritor disposto a escrever e desenvolver o tema, conversa sobre o seu processo criativo e algumas reflexões que os escritores deveriam fazer antes de publicar seus textos sob o enfoque animal.

A palestra estará disponível no canal “Direitos Animais e Veganismo” no Youtube, link que também pode ser encontrado nas redes sociais do Projeto de Extensão em Direitos Animais do IPA no Facebook e Instragram (@direitosanimaisipa).

Sobre o autor
Filipe Smidt Nunes nasceu em 1990, na cidade de Porto Alegre. Graduou-se em Direito pela PUCRS. Formou-se no Curso Livre de Formação de Escritores da Metamorfose e frequentou o Grupo de Criação Literária, mediado pela escritora Ana Mello. Publicou o livro individual Histórias não contadas nos almoços de domingo, além de participações em antologias. Participou de Saraus e de Feiras do Livro pelo Estado do Rio Grande do Sul.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s