Prêmio Minuano 2020 abre inscrições com novidades

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

ATUALIZAÇÃO (23 de junho): conforme publicado no blog do IEL, as inscrições foram prorrogadas até 8 de julho.

Estão abertas de 20 de maio até 30 de junho 8 de julho as inscrições para Prêmio Minuano de Literatura de 2020. A terceira edição do prêmio chega com onze categorias: Infantil, Juvenil, Poesia, Conto, Crônica, Ficção: Romance/Novela, Ilustração, História em Quadrinhos, Texto Dramático, Especial (memórias, biografias, efemérides, turismo, guias, manuais, entre outros) e – novidade deste ano – Tradução.

Podem participar do prêmio autores nascidos ou residentes no Rio Grande do Sul, assim como editoras sediadas no estado. As obras inscritas devem ter sido publicadas ao longo de 2019.

A Comissão Organizadora será composta por membros do Instituto Estadual do Livro, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura, e do Instituto de Letras da UFRGS. As Comissões de Seleção contarão com três membros cada, escolhidos dentre profissionais que atuam na área da literatura e/ou membros da comunidade cultural literária, os quais escolherão as três obras finalistas em cada categoria. Já as Comissões Finais contarão com três membros cada, dentre professores, alunos de pós-graduação em Letras e bibliotecários, os quais indicarão o livro vencedor nas respectivas categorias. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação e receberão o Troféu Minuano de Literatura em local e data a serem definidos.

Outra novidade da edição de 2020 é a escolha de um patrono, maneira de homenagear a obra de um autor. O escolhido para inaugurar o posto é Sérgio Faraco, escritor alegretense, nascido em 1940, um dos contistas mais admirados do Brasil, vencedor de prêmios como o da Academia Brasileira de Letras, União Brasileira de Escritores, Associação Gaúcha de Escritores e Açorianos de Literatura.

O regulamento e o formulário estão disponíveis no blog do IEL. As inscrições podem ser enviadas pelo correio ou entregues na sede do instituto (R. André Puente, 318, Porto Alegre/RS). Caso sejam entregues pessoalmente, elas podem ser deixadas na portaria em horário comercial mesmo durante o período de isolamento.

Outras informações podem ser obtidas pelos e-mails iel@sedac.rs.gov.br ou andrearussomano@gmail.com, pelo telefone (51) 3314-6450 ou pelo WhatsApp (51) 99196-5230.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário