Estudo de um itinerário visual para a transcendência

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto divulgação

A cultura indiana é uma das principais matrizes do conhecimento humano. A gestão de sua diversidade é um laboratório social ímpar, um campo fértil para compreender um pouco mais as infinitas possibilidades da mente humana. Nascido dentro desse contexto cultural, o Budismo foi a primeira religião universalista que se tem notícia na história e, durante os últimos milênios, a maior parte da população mundial viveu sob sua influência direta ou indireta.

A pesquisa que deu origem ao livro Iluminação no olhar: Os usos da imagem na educação budista indo-tibetana, de Daniel Confortin, buscou estudar uma peculiaridade do Budismo himalaico: o surgimento e as consequências da profusão de imagens usadas no processo educativo dentro e fora do monastério e a aplicação desse recurso como uma ferramenta contemplativa para a transformação de nossas percepções ordinárias da realidade.

“Não se trata de um ato de adoração às diversas deidades multicoloridas e suas complexas mandalas. Nem sequer pode ser explicado apenas através de sua dinâmica histórica e social. O que é então? É uma prática meditativa, um meio hábil, que determina grande parte da educação monástica no budismo indo-tibetano”, explica Confortin, que estreia agora na literatura com este título. “Longe de ser um texto frio acadêmico, coloco aqui também uma narrativa sincera dos anos que passei entre Índia e Nepal, imerso na cultura descrita aqui, até o derradeiro terremoto de 2015 que me fez voltar abruptamente para o Brasil”, completa.

Sobre o autor
Daniel Confortin é graduado em Design (ULBRA) e Filosofia (UPF), mestre em Educação (PPGEdu-UPF / Kathmandu University) e doutorando em História (PPGH-UPF). Monge zen budista, é professor na Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (RS), atua também no ensino de Filosofia para crianças e adolescentes.

Iluminação no olhar: Os usos da imagem na educação budista indo-tibetana
Daniel Confortin
Não-ficção
267 p.
16 x 23 cm
978-85-473-3871-8
R$ 66
Editora Appris

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s