As vozes de Fernando Pessoa


Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre foto divulgação

Fernando Pessoa é uma das mais importantes figuras da literatura portuguesa do século XX. Sua poética é conhecida pela multiplicidade e fragmentação. Criador de mais de uma centena de heterônimos, Pessoa consagrou-se através de Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos, além de Bernardo Soares, considerado um semi-heterônimo. Seus poemas fazem parte do imaginário dos leitores com suas provocações sensoriais e diferentes vozes. Este encontro, ministrado por Gabriela Silva, é destinado a todos aqueles que desejam conhecer a obra de Fernando Pessoa a partir de suas características intrínsecas e que o tornam um poeta tão peculiar e fascinante.

A atividade ocorre no dia 20 de julho, segunda-feira, das 19h às 20h30, em plataforma online.

São oferecidas 46 vagas. As inscrições custam R$ 60 e são feitas através deste link.

Sobre a professora
Gabriela Silva é graduada em Letras, tem licenciatura plena em língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa pela FAPA (Faculdades Porto-Alegrenses) em 2003; Especialista em Leitura: Teoria e Prática pela FAPA em 2005; Mestre em Teoria da Literatura na PUCRS em 2009; Doutora em Teoria da Literatura com a tese Fabulae Moriendi: a ficcionalização da morte em quatro romances da literatura portuguesa contemporânea pela PUCRS, 2013. Participou do grupo de pesquisa “E o mar sempre à vista: a presença do espaço insular na narrativa açoriana pós-25 de Abril”, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil. Integrou também o grupo de pesquisadores do Almanaque Luso-brasileiro vinculado à Universidade de Lisboa no Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa. Também participa do grupo Figuras da Ficção, coordenado pelo professor Dr. Carlos Reis da Universidade de Coimbra, Portugal. Realizou pós-doutorado com bolsa Capes de pós-doc na Universidade de Lisboa, Portugal, no Departamento de Estudos Comparatistas sob a supervisão da Prof. Dra. Helena Carvalhão Buescu com o projeto A novíssima Literatura Portuguesa: Novas identidades de escrita. Atualmente é bolsista Capes -PNPD na Universidade Integrada do Alto Uruguai – URI em Literatura Comparada. Privilegia o estudo da Literatura Portuguesa do século XX e XXI, pesquisando linhas temáticas e poéticas particulares de ficcionistas e poetas, que foram publicados em artigos, ensaios e recensões em diversas revistas e livros.

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s