Luísa Aranha indica o melhor caminho na autopublicação

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio sobre reprodução

Modalidade já consolidada entre muitos escritores brasileiros, a autopublicação é um processo que reúne algumas particularidades que podem tanto impulsionar uma carreira na literatura quanto representar um caminho repleto de obstáculos para os iniciantes. Foi pensando nesse público que a escritora e jornalista porto-alegrense Luísa Aranha, reconhecida por uma frutífera carreira autogerenciada em todas as etapas, produziu o Guia da Escritora Independente: manual prático para autopublicação de livros impressos e digitais.

Com uma linguagem simples e direta, Luísa reuniu um passo a passo de informações e dicas, inclusive com indicações de onde contratar profissionais e estratégias de divulgação para autores iniciantes ou que sonham em administrar a própria carreira e seus direitos autorais, sem o intermédio das editoras.

A ideia do manual é antiga, mas a iniciativa de publicá-lo surgiu na quarentena. “Eu havia escrito ele há algum tempo, depois de ter sido procurada por muitos colegas buscando informações sobre como poderiam se autopublicar com qualidade. Acabava enviando minhas anotações e eles ficavam muito gratos. Por que não compartilhar com mais pessoas?, pensei, quando recebi a mensagem de agradecimento de um colega. O aumento de pessoas interessadas em publicar seus escritos também fez com que esse projeto ganhasse vida”, conta Luísa.

O guia, disponível em ebook na Amazon por R$ 19,90, contempla as necessidades de escritores que sonham em publicar, mas sempre deixaram de lado a ideia em função dos altos custos ou de não saber como começar. O material é voltado para que o escritor possa produzir, publicar, divulgar e vender seu próprio livro, com custo mínimo. Aranha afirma que isso é possível: “Vivo dessa forma há cinco anos, produzindo meus livros, impressos e digitais, com baixo custo, qualidade e sem deixar de passar por nenhuma das fases de editoração. Não é nenhum bicho de sete cabeças e, com certeza, os lucros se tornam mais interessantes que os contratos com editoras, principalmente as que cobram um alto investimento para a publicação”, explica.

Sobra a autora
Luísa Aranha é escritora e jornalista. Natural de Porto Alegre/RS, tem mais de 25 títulos publicados entre dramas, comédias românticas, antologias e romances contemporâneos, de forma independente e pelas editoras Sociedade Secreta, Hope e Rico. Semi finalista do Prêmio Sesc de Literatura 2017, também é autora do blog Causos & Prosas, fundado em 2009. Contos, crônicas, poesia, desabafos, cartas, opiniões e assuntos do cotidiano, são encontrados no blog que hoje faz parte do site da autora: www.luisaaranha.com.br.

Guia da Escritora Independente: manual prático para autopublicação de livros impressos e digitais
Luísa Aranha
70 p.
R$ 19,90
Amazon

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s