Carazinho em palavras

Edição: Vitor Diel com texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

Carazinho por Escrito, o próximo lançamento da Editora Os Dez Melhores, reúne crônicas, contos e poesias de 18 escritores locais versando sobre o local: Carazinho. Através de diferentes perspectivas, os autores propõem uma leitura pelas entrelinhas, lançando um olhar sobre a cidade para além das aparências e dos registros oficiais. São recordações, histórias, sentimentos, pensamentos e experiências que revelam Carazinho por ângulos tão plurais quanto singulares.

Organizado pela escritora Jana Lauxen, o objetivo do livro é justamente redescobrir a cidade, apresentando-a a quem não a conhece e reapresentando-a aos próprios carazinhenses, resgatando memórias e registrando histórias capazes de contar sobre o nosso tempo. Há relatos reais, como o do autor que trabalhou com um fugitivo da Segunda Guerra Mundial de reputação questionável. Há homenagens que relembram o que já existiu e hoje não existe mais. Há as que celebram o que existe e resiste; o que ainda persiste. Tem fato, versão, poesia e ficção: assassinato no show de rock, o Grande Prêmio Automobilístico Estrada da Produção, a pandemia do novo coronavírus, a cidade de noite, o velho pinheiro cercado ao lado da rodoviária e até um estranho desaparecimento dentro do Museu Olívio Otto. Vozes que saem da galeria de arte, passam pela rua Expedicionário Claudino Pinheiro, chegam ao Cemitério Municipal e vão até o céu, por onde voam dragões que poucos conseguem ver.

A multiplicidade de olhares fica por conta da diversidade de autores, das mais diferentes idades, profissões e realidades – com apenas uma condição em comum: todos são ligados a Carazinho de um jeito ou de outro. A ilustração de capa da obra também conta uma história por si só, e é assinada pela artista plástica carazinhense Vanessa Arendt, que trouxe um recorte especial de Carazinho, tornando impossível aos carazinhenses não (se) identificarem.

Participam da obra os seguintes autores: Abelino de Campos, Ademar Nogueira de Oliveira, Afobório, Anderson Santos Cami Teixeira, Carlos Eduardo Goodman, Charles Oto Dickel, Clarice Correa Gigi Mombelli, Ilse Ana Piva Paim, Jana Lauxen, Joe Richard Mari Schmitz e Valdemar Klein, Mônica de Oliveira, Rosemara Toledo Sandra Catto Tombini e Nei Kerber, Silvana Xavier e Zeka Sixx.

Por conta da pandemia, Carazinho por Escrito é o primeiro lançamento 100% virtual da Editora Os Dez Melhores e tem ocorrido durante todo o mês de novembro, por meio de ações on-line com a divulgação de trechos da obra, vídeos e uma série de lives com os autores. Acompanhe no perfil pessoal da organizadora da obra, no Facebook (link externo).

O livro já está disponível para venda com os autores e na livraria virtual da editora (link externo), com frete grátis.

Carazinho por Escrito
Jana Lauxen (org.)
104 p.
14 x 21 cm
R$ 39,90
Editora Os Dez Melhores (Compre aqui)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s