Um romance da pré-história

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

“O medo recolheu toda a tribo para dentro da caverna, mas apesar da grande plateia presente foi o parto menos assistido, pois a atenção de todos se fixava na tempestade impiedosa. A parturiente gemia enquanto o vento uivava num dueto de arrepiar. Gemia pelas dores do parto, pelo abandono, pela aflição dos dentes batendo em volta, pelo mistério das forças que arremessavam chuvas e trovoadas contra a rocha que os abrigava. No meio de toda a balbúrdia, ninguém ouviu o choro inaugural cuja sonoridade determinava o nome de quem nascia na tribo. Por isso, ele foi chamado de Vrooom, mistura de vento e trovão, como o som da tempestade que abafou seu pranto quando foi expelido da caverna uterina e vislumbrou o mundo pela primeira vez.”

Vrooom é um romance que se passa na pré-história, quando o homo sapiens recém estava dando seus primeiros passos na comunicação oral. Trata do grande desvio que ocorreu na história da civilização, provocado pelo protagonista do livro.

“O grande desafio para contar essa história foi trabalhar personagens limitados pelo domínio incipiente da linguagem e comunicar seus anseios e conflitos ao leitor do século XXI. O exercício de entrar em suas mentes e dar a roupagem de palavras ao intenso movimento de sensações, motivações e dúvidas, usando o verbo para descrever a sua ausência, foi muito interessante”, explica o autor.


O projeto de sua publicação digital foi contemplado no edital FAC digital- RS, e por isso está disponível para download gratuito no blog do autor (link externo) e na plataforma do projeto Gutenberg (link externo).

Sobre o autor
Jaime Lerner é cineasta e escritor. Nasceu em São Paulo, criou-se em Israel, onde se formou em cinema e TV; após uma passagem por Londres retornou ao Brasil e vive em Porto Alegre. Trabalha como roteirista, diretor e diretor de fotografia. Entre seus filmes, estão Referendo, Dyonélio, Subsolo e a minissérie Caixa Preta. Lecionou Direção de Fotografia na PUC-RS e na UNISINOS. É autor dos livros Grupo de Risco, Entre Quatro Paredes, O Fazedor da Utopia e 901. Participou das coletâneas Jewish Writing in the Contemporary World com o conto Herança e Jornada Literária de Passo Fundo – 20 Anos de História – Ficção com o conto Inacabados. Sua obra foi premiada em vários festivais de cinema, no Brasil e no exterior e em concursos literários.

Vrooom
Jaime A. Lerner
Romance
E-book
Gratuito

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s