Rodrigo Trespach analisa personagens do Terceiro Reich

Edição: Vitor Diel
Arte: Giovani Urio

Em Personagens do Terceiro Reich — A história dos principais nomes do nazismo e da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, o historiador Rodrigo Trespach apresenta uma nova abordagem sobre um dos tempos mais sombrios da Alemanha e do mundo a partir da biografia de dezenas de pessoas cujas trajetórias se entrelaçaram para produzir a Segunda Guerra e o Holocausto. Na obra, que conta com o endosso do jornalista e historiador Reinaldo José Lopes e de João Barone, baterista da banda Paralamas e aficionado pelo tema, o autor mostra quem foram os principais nomes ligados direta ou indiretamente ao Terceiro Reich desde sua ascensão até a derrocada, com a vitória dos Aliados.

Na primeira parte do livro, o leitor encontra as biografias de políticos, militares, empresários, artistas e outras pessoas que, ligadas ou não ao Partido Nazista, contribuíram para que Hitler chegasse ao poder. Há também um capítulo dedicado àqueles que resistiram ao Terceiro Reich, em alguns casos, pagando com a própria vida. Na segunda parte, o autor oferece uma lista com personagens, glossário e uma cronologia para referência de leitura e compreensão do livro.

As biografias trazem dados importantes, verdadeiros e íntimos sobre figuras como Goebbels, o mago da propaganda nazista; Himmler, o líder da SS; Mengele, o monstro da medicina; Keitel, o conselheiro; Bonhoeffer, o teólogo da resistência; Stauffenberg, o militar antinazismo, entre outros. Esclarece também fatos raramente mencionados, como o uso de trabalho escravo por empresas alemãs durante o regime.

“Trata-se do melhor resumo já publicado no Brasil dessa ópera macabra que foi o nazismo, com seus principais protagonistas, muitos vilões e alguns poucos heróis que ousaram se erguer contra a insanidade”, escreve João Barone.

Sobre o autor
Rodrigo Trespach nasceu em Osório/RS. Historiador, pesquisador e escritor, é autor de doze livros, entre os quais O lavrador e o sapateiro (2013), os quatro livros da coleção Histórias não (ou mal) contadas (2017 e 2018) e 1824 (2019). Como pesquisador independente, é colaborador do Instituto de História Regional da Universidade de Mainz, na Alemanha, e autor de diversos artigos para jornais e revistas nacionais e internacionais.

Personagens do Terceiro Reich
Rodrigo Trespach
240 p.
16 x 23
R$ 45,02
106 Biografias
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s