Santa Sede Editorial apresenta dois novos livros

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

O livro Marias & Clarice nasceu para homenagear a escritora – mais especialmente a cronista – Clarice Lispector no ano de seu centenário de nascimento. Desafio que foi proposto a um grupo de autoras, a escuta de sua voz interior dialoga com o pendor de Lispector em ofertar uma prosa intimista e reflexiva.

Os leitores são convidados a acompanharem as paisagens internas de Clarice Jahn Ribeiro, os insights poderosos de Renata Morsch, as entranhas tornadas expostas por Jane Maria Ulbrich, a jovem maturidade de Gabriela Guaragna, a prosa agridoce de Vanessa Penz, os mergulhos de profundidade de Helena Vellinho Corso, as adoráveis imagens de Maria Lucia Meirelles, a urgência poética de Dio Santanna, as tramas inusitadas de Maria Amélia Mano, as luzes refletidas no caleidoscópio de Rita Rheingantz, as reflexões nascidas no coração de Ângela Puccinelli e, de Ananyr Porto Fajardo, os sentimentos que brotam da razão, a intimidade (re)velada de Maria Avelina Gastal, o contraste de caos e harmonia de Silvia Duncan e os surpreendentes buquês nas palavras de Soraia Schmidt. Um mosaico instigante.

Diz Lélia Almeida, a madrinha da turma: “Carmen Martín Gaite dizia que ‘o testemunho das mulheres é ver o fora desde dentro. Se há uma característica que possa diferenciar o discurso da mulher, é esta perspectiva’. E as autoras aqui reunidas tornam-se clariceanas, fazem confissões, falam da vida pequena, da vida de dentro das casas e das gentes, dos sentimentos mais proibidos e recônditos e pensam sobre o milagre da escrita.”

As autoras atenderam ao chamado do organizador, Rubem Penz, orientador da Oficina Santa Sede, e tiveram como desafio compor seus textos a partir de epígrafes colhidas nas obras da autora homenageada. Neste livro, as escritoras acompanham Clarice Lispector no espaço mais íntimo das confissões crônicas. A obra será lançada no dia 10 de dezembro, às 19h30min, em live no Facebook da Santa Sede (link externo).

Já o livro Eu, hein!? – Santa Sede 11, Safra 2020 será lançado no dia 26 de novembro, às 19h30, através de uma live na mesma página citada acima. No ano do isolamento social, Eu, hein!? trouxe em sua ementa nove capítulos para explorar o “eu” dos cronistas, quase como se fosse por encomenda. Desta forma, as crônicas soaram semelhantes a mensagens do exílio. Ou cartas, como destacou Mário Corso, padrinho desta Safra: “Todo texto é de certa forma uma carta. (…) Ao contrário das cartas engavetadas, os textos querem encontrar seus leitores, mesmo que se digam mais do que se deveria”. Assim, Adriana Nena, Altino Mayrink, Renan E. M. Guimarães, Myrna Cicely Couto Giron, Sonia Garcia, Helenice Trindade, Bernadete Saidelles, Jefferson José Rodrigues Escobar e Juçara Silva Só compuseram 81 crônicas versando sobre virtudes e defeitos, espantos e incredulidades, amores e saudades, segredos, sonhos e aventuras. O ‘eu’ transformado em ‘nós’, repercutindo o ano mais estranho de nossos tempos.

Marias & Clarice
Várias autoras,
Rubem Penz org.
R$ 35
Santa Sede Editorial

Eu, hein!?
Vários autores,
Rubem Penz org.
R$ 35
Santa Sede Editorial

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s