Jonas Piccoli e Fredy Varela num voo imaginativo

Edição: Vitor Diel sobre texto da assessoria
Arte: Giovani Urio

Nome já consolidado no cenário cultural da Serra Gaúcha, Jonas Piccoli agora alça novo voo. Aos 42 anos, traz a público O Aviador de Sonhos, livro infantil lançado no final de outubro. O livro está à venda no site da editora (link externo).

Ator, escritor e dramaturgo, Jonas considera O Aviador de Sonhos uma das obras mais emblemáticas entre seus outros cinco títulos já publicados. “Precisei de mais maturidade para escrevê-la. É uma obra sensível para mim, toca pontos que mudaram minha vida”, revela. O desafio estava em falar do belo e do lúdico na vida de uma criança inventiva nas suas brincadeiras e, ao mesmo tempo, tratar de um assunto caro, baseado em um fato real, que foi enfrentar, em tenra idade, a perda do irmão mais velho. O ator cumpriu o desafio ao criar um texto leve e divertido sobre o entendimento da vida, enriquecido pelo traço animado e colorido do ilustrador Fredy Varela.

O Aviador de Sonhos tem no personagem Tisiu seu fio condutor. É uma criança que busca sempre uma forma criativa de superar as barreiras. A partir da amizade que faz com um vizinho, Tisiu ensina ao novo amigo a sua forma de brincar e ver o mundo, dando asas à imaginação. Por exemplo, uma simples colcha velha, apoiada em duas cadeiras, transforma-se em um poço de areia movediça, a mesa de centro da sala fazia as vezes de navio pirata, enquanto uma cadeira colocada na horizontal tornava-se um “avião superpotente”. “Falo da imaginação e da amizade, mas penso que o livro possa abrir o diálogo com a criança de forma bastante lúdica para se falar da perda de um ente querido, e o quanto uma amizade pode ser benéfica no enfrentamento de um momento difícil”, destaca Jonas.

Todo o trabalho imagético do livro fica por conta do ilustrador, professor, designer, caricaturista e cartunista Fredy Varela, que há mais de vinte anos vem atuando em jornais, agências de comunicação, editoras, instituições de ensino, entidades e qualquer lugar onde precisem de desenhos. O livro tem financiamento da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul por meio do apoio cultural da Racon Consórcios e Instituto Elizabetha Randon. A parceria cultural é da RBS TV e Fátima Saúde.

Sobre o autor
Jonas Piccoli é escritor, ator, diretor e dramaturgo. Tem formação em Produção Cênica e Especialização em Literatura Infantil e Infanto-juvenil. Nasceu em Caxias do Sul, RS, em 1978 e desde então percorre o mundo com sua arte. É sócio- fundador do Grupo Ueba Produtos Notáveis, no qual trabalha desde 2004. E administra o Ventro Cultural moinho da Cascata. Suas ideias criam asas e transformam-se, de livros a espetáculos teatrais. É escritor há mais de 20 anos, lançando seu primeiro livro na Bienal do Rio de Janeiro em 2001. Já publicou seis livros, alguns dos quais estão na quinta edição; no teatro, mais de 50 textos seus já foram encenados no Brasil, Chile, Venezuela, Uruguai e Itália.

Sobre o ilustrador
Fredy Varela é um ilustrador, professor, designer, caricaturista e cartunista que há mais de vinte anos vem atuando em jornais, agências de comunicação, editoras, instituições de ensino, entidades e qualquer lugar onde precisem de desenhos. Tem suas ilustrações publicadas em mais de quarenta livros. Como ilustrador e chargista, tem no currículo sete anos de trabalho no Grupo RBS, entre outros jornais e internet. Também colaborou com estúdios de design e ilustração em Berlim, na Alemanha.

O Aviador de Sonhos
Jonas Piccoli, Fredy Varela ils.
48 p.
27 x 21 cm
R$ 29,90
Ueba
Compre aqui (link externo)

Apoie Literatura RS

Ao apoiar mensalmente Literatura RS, você tem acesso a recompensas exclusivas e contribui com a cadeia produtiva do livro no Rio Grande do Sul.

Literatura RS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s